Vitamina C: Para que serve, Benefícios e Lista de Alimentos

A Vitamina C, também chamada de ácido ascórbico, é uma vitamina solúvel em água que participa de diversos processos dentro do nosso organismo. A Vitamina C não é produzida naturalmente pelo corpo (por esse motivo, ela precisa ser obtida através da alimentação).

A Vitamina C oxida facilmente. Ela se oxida em contato com calor, ar, ferro ou cobre. Por esse motivo, é necessário consumir os alimentos ricos em vitamina C imediatamente após o seu preparo.

suco de laranja

Para que serve a Vitamina C?

A Vitamina C é um componente essencial na produção de colágeno pelo corpo. Além disso, a vitamina C também faz parte do processo de restauração de diversos tecidos, como pele, cabelo e unhas.

Quando a vitamina C falta no organismo, podem ocorrer os seguintes sintomas:

  • Dores nos músculos;
  • Dores nas articulações;
  • Fadiga;
  • Vermelhidão na pele;
  • Dispinéia.

Por sinal, a doença associada com a falta de ingestão de vitamina C é o escorbuto. Quando há falta de vitamina C no organismo, o colágeno produzido pelo mesmo é mais frágil, causando feridas na pele, sangramento nas gengivas e outras mucosas.

A Vitamina C também melhora a absorção de ferro pelo organismo, pois seu PH ácido  transforma os íons de ferro em íons ferrosos, facilitando que eles sejam aproveitados pelo organismo. Essa vitamina também é essencial para o sistema imunológico pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, aumentando a quantidade de anticorpos na corrente sangüínea.

Alimentos ricos em Vitamina C

Confira abaixo uma lista de alimentos ricos em vitamina C que podem ser facilmente adicionados na sua alimentação:

Quanto de Vitamina C preciso ingerir por dia?

A quantidade de vitamina C a ser ingerida é variável, pois depende da idade e gênero da pessoa. Confira abaixo as doses recomendadas:

Faixa etária e gênero mg
Crianças até 1 ano 40 a 450
Crianças de 1 até 8 anos 15 a 20
Crianças de de 9 até 13 anos 45
Homens de 14 a 18 anos 75
Mulheres de 14 a 18 anos 65
Homens acima de 18 anos 90
Mulheres acima de 18 anos 75
Gestantes menores de 18 anos 80
Gestantes maiores que 18 anos 85
Lactantes menores de 18 anos 115
Lactantes maiores que 18 anos 120

Quando a suplementação é necessária?

Com uma alimentação equilibrada, com vegetais e frutas frescos, é muito fácil obter as quantidades necessárias de Vitamina C. Então raramente é necessário suplementar a alimentação com essa vitamina. Caso você sinta os sintomas de falta de vitamina C, converse com seu médico para verificar os possíveis motivos. 😉

Vale lembrar que a vitamina C dificilmente é tóxica quando consumida em excesso, uma vez que, como é solúvel em água, ela simplesmente é expelida através da urina. Entretanto, consumir suplementos em excesso pode prejudicar os rins. Por sinal, pessoas com problemas nos rins devem evitar a suplementação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *