Top alimentos “saudáveis” que podem prejudicar a sua dieta

A gente se cuida: segue uma dieta à risca, pratica exercícios, equilibra a alimentação e a suplementação.. Mas tem sempre aquela gordurinha insiste em não sair de jeito nenhum.

Se você se identifica com essa afirmação, confira nesse artigo os 5 alimentos saudáveis que podem estar arruinando a sua dieta.

suco de laranja

1. Sucos naturais e smoothies

Esses alimentos são sim muito saudáveis e nutricionalmente muito ricos – mas ao bater as frutas e retirar o excesso de água, a mistura final pode equivaler a mais de 1500 calorias em carboidratos simples, sem fibras, que vão fazer a sua insulina subir muito. Se você quer saber mais sobre os açúcares simples, confira o nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre o açúcar.

Então, ao invés de tomar um sucão de frutas, que tal comer uma porção de frutas variadas? Dessa forma você consome também as fibras e ainda aproveita melhor os antioxidantes. Você também pode adicionar algumas verduras à sua mistura.

2. Granolas

Ricas em fibras, as granolas também podem ser ricas em gorduras e carboidratos – um verdadeiro combo de energia. Logo, se você abusar no consumo, pode estar consumindo mais energia do que realmente gasta.

Você deve estar se perguntando: “Mas e as fibras?”

Vale lembrar que se você segue os princípios da dieta paleolítica e faz dos vegetais parte da base da sua alimentação, dificilmente precisará se preocupar com o consumo de fibras. 😉

3. Sopas

O princípio aqui é o mesmo do suco – na hora de fazer as sopinhas e caldinhos, além de processar os alimentos (fibras, cadê vocês, amigas?), normalmente adicionamos alguns vegetais mais pesadinhos nos carboidratos para engrossar o caldo – batata, mandioquinha, entre outras raízes e até mesmo farinhas.

Logo,  o resultado é uma sopinha nutritiva, mas sem fibras e com muitos carboidratos. Melhor maneirar nas batatas (e no pãozinho também, viu?).

4. Molho de salada

A salada pode estar divinamente magrinha e super nutritiva – mas daí muita gente aproveita e se joga no molho de salada. Molhos à base de cremes, queijos, caldos prontos e até mesmo o agridoce podem deixar a sua saladinha bem menos fit. Por sinal, o crouton também.

5. Iogurtes

Sabe aquele grego com pedacinhos de fruta? Então, o que você não reparou é que: uma, a fruta não é fruta, é geléia de fruta. Qual a diferença entre fruta e geléia? Para fazer geléias e compotas, no processo é adicionada uma grande quantidade de açúcar, deixando aquele lanchinho inocente bem mais calórico.

Prefira as opções sem corantes e aditivos – e lembre-se: existe uma grande diferença entre iogurtes e bebidas lácteas. Iogurte normalmente passa por processo de fermentação, e o resultado é uma bebida muito mais nutritiva. As bebidas lácteas são misturas de leite, iogurte e suco de frutas, normalmente. Vale sempre ler os rótulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *