Spirulina: Tudo que você precisa saber antes de tomar!

O nome é bem engraçado e você pode até nunca ter ouvido falar dela, mas a spirulina é um componente super completo que vale a pena conhecer. Para quem está curioso, vamos contar o que é spirulina: uma bactéria! Muitas pessoas acreditavam que ela era uma alga, mas na verdade é uma cianobactéria, que é a espécie de bactéria que também faz fotossíntese como as plantas.

Esse componente tem muito o que oferecer para quem faz o seu uso e apesar de causar estranhamento, já é conhecido e indicado por nutricionistas há um bom tempo. Com a preocupação das pessoas cada vez mais evidente de se alimentar de maneira mais saudável e correta, a spirulina está ficando mais conhecida.

spirulina

Pode na Dieta Paleo?

Sim!

Para que serve spirulina?

São muitas as respostas e todas bastante positivas. Primeiramente, ela serve para fornecer muitas proteínas fundamentais para o bom funcionamento do corpo. É antioxidante e anti-inflamatória, prevenindo doenças e mantendo a pele em ótimo estado. Tem grande quantidade de cálcio, fortalecendo os ossos e prevenindo a osteoporose.

Para quem sofre com alergias e seus sintomas, a spirulina também tem como ajudar. Tudo isso porque ela é um anti-histamínico natural e ajuda a aliviar os sintomas incômodos, como coceiras, olhos escorrendo e coriza. A presença dos ácidos graxos colabora para reduzir e prevenir o colesterol.

Ferro e betacaroteno também estão presentes em altas quantidades, bem mais do que em alimentos que costumamos consumir. Outra vantagem é que ela também ativa o sistema imunológico com os seus princípios ativos.

Spirulina emagrece?

Chamada também por alguns de espirulina, a bactéria tem entre os seus benefícios e utilizações, o poder de colaborar para o emagrecimento. Não há comprovações científicas oficiais, já que os estudos são recentes, mas o que se sabe é que ajuda a controlar o apetite, promovendo a saciedade. Para quem pratica atividade física, é recomendada por ajudar na recuperação dos músculos e eliminação de gordura localizada.

Dieta da spirulina

Não existe uma dieta específica da spirulina, mas sim o uso da substância durante alguma outra dieta, a fim de potencializar os resultados desejados, na maioria dos casos emagrecimento. Entretanto, como já pontuamos – se você está seguindo a dieta paleolítica e comendo corretamente, dificilmente precisará suplementar sua alimentação com spirulina. 😉

Spirulina: como consumir?

A spirulina pode ser encontrada em sua forma natural em algumas regiões. Como é basicamente uma alga, pode ser consumida em saladas e outros tipos de receitas. Mas, infelizmente, para a maioria de nós a spirulina é encontrada apenas na forma de suplemento.

Caso você já siga uma dieta equilibrada, suplementar sua alimentação com spirulina pode ser desnecessário. De qualquer maneira, antes de realizar qualquer modificação na sua alimentação, procure conversar com o seu médico.

A spirulina é usada como suplemento nutricional por conta da alta quantidade de proteínas e, assim como outros suplementos, todo cuidado é pouco e o uso deve ser consciente e orientado.

Onde encontrar a spirulina?

Essa cianobactéria não é encontrada em sua forma pura, mas sim na forma de suplementos, sintetizados em cápsulas, comprimidos ou em pó. É encontrada em algumas farmácias e, principalmente, em lojas de produtos saudáveis e especializadas em produtos para emagrecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *