Saiba que além de saborosa, essa receita é um ótimo aliado . Aliás, essa receita também é de baixas calorias e você pode utilizá-la como acompanhamento (para uma carne magra, claro!).
Existem várias maneiras de preparar esse prato e seus sabores ficam o mais diversificados possíveis! Confira abaixo algumas variações do Ratatouille e mostre para sua família que comidinhas saudáveis são muito mais saborosas. 😉
Conteúdo do artigo:
Ratatouille de Forno
Ingredientes
- 1 abobrinha média
- 1 beringela média
- 2 tomates pequenos
- Sal
- Pimenta-do-reino
- Ervas aromáticas à vontade (manjericão, alecrim e sálvia)
- Azeite de oliva para regar
Modo de fazer
Caso você prefira o molho liso, deixe os tomates refogando de 5 a 7 minutos, espere esfriar e bata no liquidificador, depois volte essa mistura batida na panela até apurar.
Depois do molho pronto, cubra o fundo de um refratário ou forma anti aderente com o molho. Logo em seguida, monte o ratatouille intercalando as camadas de vegetais e tomate.
Salpique o sal e a pimenta à gosto e cubra com um fio de azeite.
Cubra a forma com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido até os vegetais ficarem macios.
Ratatouille Cozido na Panela
Os ingredientes são os mesmos da receita anterior, aliás, o preparo do molho também.
Utilize uma quantidade igual de tomate, abobrinha e berinjela. Lave e corte em fatias grossas.
Unte o interior de uma panela alta com um fio de azeite. Vá fazendo camadas com os vegetais e o molho, alternando entre si. Nas camadas de molho, utilize pimenta à gosto. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que os vegetais estejam ao ponto.
Ratatouille Salteado
Um pouco diferente do tradicional, essa versão se baseia no seguinte fato: o molho pode ajudar a cozinhar os vegetais. Para isso, inicie o preparo do molho (frite a cebola e o alho e coloque o tomate para refogar em fogo baixo). Assim que o molho começar a cozinhar, retire do fogo e acrescente os vegetais picados em cubinhos. Acrescente a pimenta (à gosto) e misture delicadamente.
Volte a panela no fogo baixo e deixe cozinhar em fogo baixo por mais alguns minutos, antes do tomate terminar de secar. Os vegetais devem ficar firminhos.