Receita de Maionese de Azeite (Preparando uma ceia paleo)

Final do ano está chegando e com ele chegam várias das receitas mais tradicionais de final de ano: salpicão, chester/peru/frango com farofa, leitoa, bacalhau, pernil, arroz com uva passa (quem nunca? hehe)… e claro, não podemos esquecer das sobremesas como o pudim, o famigerado panetone, entre o outras delícias.

E se você já está acostumado a um estilo de vida paleo, você não vai ficar se remoendo por ter comido umas tranqueirinhas e depois voltar ao normal (afinal de contas, é o que fazemos todos os dias que prejudica a nossa saúde, e não exatamente escolhas ocasionais).

Mas, se você procura melhorar a qualidade das suas refeições, mesmo no final de ano, e deixando-as o mais paleo friendly possível, nós estamos adaptando algumas receitas para você aproveitar nas suas festas!

Nessa receita, você vai aprender a fazer uma maionese com base de azeite, para usar na sua receita de salpicão ou salada de maionese (por exemplo). 😉

salada de maionese

Receita de Maionese de Azeite

A maionese é basicamente uma mousse salgada, que leva em sua base ovos e óleo. Algumas variações da maionese leva ovos cozidos, outras até mesmo leite. No caso dessa maionese, vamos simplesmente trocar o óleo por azeite.

Ingredientes

  • 3 ovos crus ou 150 gramas de ovo pasteurizado
  • 250 ml de azeite
  • Suco de meio limão
  • Sal à gosto

Importante: caso você opte pelos ovos crus, lembre-se que existe o risco de contaminação por salmonella. Para minimizar esse risco, tome os seguintes cuidados:

  • Só utilize ovos frescos, conservados na geladeira
  • Só utilize ovos sem rachaduras ou trincas na casca
  • Higienize bem os ovos antes de quebrá-los

Modo de Preparo

Coloque os ovos no copo do liquidificador junto com o limão. Feche o liquidificador e coloque para bater em velocidade máxima.

Com o liquidificador ainda ligado, vá adicionando o azeite aos poucos, em fio. Não misture o azeite todo de uma vez, procure dividir em 5 partes e, para cada parte adicionada, dê uma pausa na adição de azeite (mas deixe o liquidificador ligado, ainda na velocidade máxima, por aproximadamente 1 minuto).

Assim que terminar de adicionar o azeite, deixe batendo por mais alguns minutos, até adquirir a consistência de maionese.

Como o azeite é um pouco “mais pesado” que os óleos tradicionais, normalmente o resultado é uma maionese ligeiramente mais “molinha” que as demais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *