Segunda fermentação do kefir: Mais benefícios para a saúde (e muito mais sabor!)

No nosso guia sobre o Kefir, nós procuramos passar todas as dicas sobre como fazer a primeira fermentação do kefir, que cuidados tomar, onde conseguir os grãos de Kefir e todo o material que você precisa ter para dar seus primeiros passos com o Kefir. Além, é claro, dos benefícios do kefir e o fato de ser um super probiótico! Agora que você já está se acostumando a cultivar o Kefir, já fez suas primeiras receitas e está vendo suas colônias crescerem.

Conteúdo desse artigo

No nosso guia sobre o Kefir, nós procuramos passar todas as dicas sobre como fazer a primeira fermentação do kefir, que cuidados tomar, onde conseguir os grãos de Kefir e todo o material que você precisa ter para dar seus primeiros passos com o Kefir. Além, é claro, dos benefícios do kefir e o fato de ser um super probiótico!

Agora que você já está se acostumando a cultivar o Kefir, já fez suas primeiras receitas e está vendo suas colônias crescerem. Que tal aumentar as possibilidades de sabores do seu kefir? Confira aqui o nosso guia da segunda fermentação e confira algumas receitas! ;)

Kefir de leite

O que é a segunda fermentação?

Bom, antes de chegar no passo a passo da segunda fermentação, precisamos entender que a primeira fermentação ocorre quando os grãos de kefir são adicionados no leite ou água com açúcar, e cultivados por cerca de 24 horas. Certo? Uma vez que os grãos são separados e transferidos para o leite fresco ou água com açúcar nova, o líquido resultante é kefir de leite ou a água kefirada.

Bom, a segunda fermentação é feita com o kefir de leite ou a água kefirada já coados, sem os grãos de kefir. Nessa segunda fermentação é possível adicionar sabores diferentes ao seu kefir, sem correr o risco de contaminar a colônia.

Como fazer a segunda fermentação?

O tempo de segunda fermentação varia de acordo com a cultura (água kefirada ou kefir de leite), e também de acordo com as suas preferências pessoais e sabor adicionado. Entretanto, temos algumas faixas de tempo que podem te ajudar! Hehe.

Kefir de leite / Iogurte de Kefir

A segunda fermentação pode levar de 4 a 12 horas, dependendo da temperatura e suas preferências com relação ao sabor. Para fazer a segunda fermentação, é necessário deixar o kefir de leite (já coado, sem os grãos) em uma garrafa ou pote de vidro fechado.

Importante: a segunda fermentação libera CO2, ou seja, faça a garrafa “arrotar” algumas vezes durante a fermentação ou tenha certeza que está usando uma garrafa ou pote que aguente a pressão. ;)

Com relação ao tempo, é interessante que você deguste o seu kefir ao longo da segunda fermentação, dessa forma você consegue entender quando ele está de acordo com o seu gosto! =)

Quando se fala de sabores, experimente tudo! Você pode fazer suas experimentações e combinar diferentes tipos de temperos e sabores. Abaixo, seguem algumas dicas, bem como algumas receitas!

No kefir de leite, nós experimentamos com os seguintes sabores:

Cacau em pó: 1 colher (chá) de cacau em pó para cada 200 ml de iogurte de kefir. Usamos a fermentação de 4 horas. Deixamos para adoçar depois da segunda fermentação concluída.

Baunilha: 1 fava de baunilha para cada 500 ml de iogurte de kefir. Nesse caso, nós abrimos e raspamos a fava de baunilha para colocar no kefir, não mergulhamos a fava inteira. Deixamos fermentar por 6 horas. Só adoçamos depois de terminada a segunda fermentação.

Gengibre + mel de laranjeira: 4 colheres (sopa) de mel + 1 colher (sopa) de lascas de gengibre para cada 500 ml de iogurte de kefir. Experimentamos adoçar para fermentar dessa vez. O resultado foi uma bebida mais carbonatada.

Ainda não testamos outros sabores, mas encontramos diversas sugestões (doces e salgados) que ainda vamos testar e postar os resultados:

  • Frutas cortadas (bananas, maçãs, mirtilos, etc),
  • Cascas de frutas cítricas,
  • Baunilha e canela,
  • Alho ou cebola (para fazer molhos temperados).

Conforme formos experimentando novos sabores, vamos atualizando esse artigo. ;)

Algumas dicas extras

Na segunda fermentação, use sempre alimentos que podem ser coados com facilidade! (chás, frutas, canela, gengibre, etc) e não mantenha os alimentos no kefir, pois pode diminuir o tempo de armazenamento. Só mantenha dentro do kefir se você vai consumir no mesmo dia da segunda fermentação.

Ao usar temperos secos moídos (pimentas ou cacau em pó, por exemplo), você não precisará remover do kefir.

Frutas, açúcares e mel normalmente deixam o kefir mais carbonatado (com aquele efeito efervescente). Se você não gosta desse efeito, evite adoçar ou colocar frutas na segunda fermentação, deixe para adoçar ou adicionar frutas depois.

Kefir de Água / Água kefirada

Se você já ouviu falar de vinho de kefir ou fanta laranja de kefir, é a partir da segunda fermentação do kefir de água/água kefirada é que você consegue fazer essas receitas. ;)

A segunda fermentação da água de kefir é bastante comum! Aposto que, ao pesquisar por receitas com kefir de água, você já deve ter topado com várias dicas sobre essa segunda fermentação, sem ao menos saber que era isso que estavam falando. Hehe. Bom, mas vamos lá.

Para fazer a segunda fermentação do kefir de água, coloque a água e o alimento/tempero escolhido misturados em uma garrafa ou pote de vidro fechado (esterilizado, lembre-se!). Deixe fermentando, em temperatura ambiente, por 24 a 72 horas.

Ao longo da segunda fermentação, procure abrir as garrafas e deixá-las “arrotarem” umas 3 vezes ao dia, para liberar o excesso de pressão das garrafas e potes. Aproveite também para experimentar a segunda fermentação, pois dessa forma você saberá quando interromper a fermentação e colocar as garrafas e vidros na geladeira. ;)

Receitas com Kefir de água

Algumas opções de sabores para considerar para a segunda fermentação do Kefir de água:

Suco de uva (Vinho de Kefir): Nesse caso, a proporção é de 1 para 1. Para cada parte de suco de uva, use a mesma quantidade de água de kefir (sem os grãos). Nós experimentamos com apenas 24 horas de fermentação e o resultado foi bem agradável, uma bebida levemente gaseificada semelhante a vinho. Aliás, use suco integral de uva, desses que compramos em garrafas de vidro no supermercado.

Suco de Laranja (Fanta laranja de kefir): Também usamos aqui a proporção de 1 para 1. Para cada parte de água de kefir, use a mesma quantidade de água de kefir (sem os grãos). Nós experimentamos com apenas 24 horas de fermentação e o resultado foi bem agradável, lembra fanta laranja, mas com menos açúcar. Aliás, nós usamos suco integral de laranja, desses comprados em garrafas de vidro no supermercado. Você pode fazer com laranjas naturais, mas lembre-se de não diluir o suco antes de misturar com a água de kefir.

Chás: Existem diversas receitas com chás. O hibisco está entre os mais usados, mas também é possível usar camomila, hortelã, entre outros. Nesse caso, prepare e adoce o chá, deixe esfriar. Nós experimentamos com o chá de hibisco, numa proporção de 1 para 1, com um tempo de fermentação de 24 horas.

Além dos sabores acima, também encontramos diversas idéias de outros usuários na internet (as quais ainda vamos experimentar e postar os resultados), seguem:

  • Suco de limão adoçado e diluído em água mineral;
  • Sucos de outras frutas (maçã, manga, goiaba, etc);
  • Chás adoçados;
  • Raspas de frutas cítricas.

Benefícios da Segunda Fermentação

A segunda fermentação, possui os seguintes benefícios:

  • Pode aumentar o potencial probiótico do kefir (dependendo dos alimentos/sabores usados na segunda fermentação)
  • No caso do Kefir de leite, reduz ainda mais a quantidade de lactose presente na bebida fermentada

Além, é claro, de proporcionar uma variedade maior de sabores em sua bebida fermentada!

Dúvidas e Dicas?

Se você tem qualquer dúvida que não foi respondida nesse artigo, entre em contato com a gente através dos comentários! Aliás, Se você também já começou a experimentar a segunda fermentação, conte para a gente o que achou!

Ficaremos muito felizes em te ajudar e saber mais sobre sua experiência! =)


Compartilhe