Segunda fermentação do kefir: Mais benefícios para a saúde (e muito mais sabor!)

No nosso guia sobre o Kefir, nós procuramos passar todas as dicas sobre como fazer a primeira fermentação do kefir, que cuidados tomar, onde conseguir os grãos de Kefir e todo o material que você precisa ter para dar seus primeiros passos com o Kefir. Além, é claro, dos benefícios do kefir e o fato de ser um super probiótico!

Agora que você já está se acostumando a cultivar o Kefir, já fez suas primeiras receitas e está vendo suas colônias crescerem. Que tal aumentar as possibilidades de sabores do seu kefir? Confira aqui o nosso guia da segunda fermentação e confira algumas receitas! 😉

Kefir de leite

O que é a segunda fermentação?

Bom, antes de chegar no passo a passo da segunda fermentação, precisamos entender que a primeira fermentação ocorre quando os grãos de kefir são adicionados no leite ou água com açúcar, e cultivados por cerca de 24 horas. Certo?

Uma vez que os grãos são separados e transferidos para o leite fresco ou água com açúcar nova, o líquido resultante é kefir de leite ou a água kefirada.

Bom, a segunda fermentação é feita com o kefir de leite ou a água kefirada já coados, sem os grãos de kefir. Nessa segunda fermentação é possível adicionar sabores diferentes ao seu kefir, sem correr o risco de contaminar a colônia.

Como fazer a segunda fermentação?

O tempo de segunda fermentação varia de acordo com a cultura (água kefirada ou kefir de leite), e também de acordo com as suas preferências pessoais e sabor adicionado. Entretanto, temos algumas faixas de tempo que podem te ajudar! Hehe.

Kefir de leite / Iogurte de Kefir

A segunda fermentação pode levar de 4 a 12 horas, dependendo da temperatura e suas preferências com relação ao sabor.

Para fazer a segunda fermentação, é necessário deixar o kefir de leite (já coado, sem os grãos) em uma garrafa ou pote de vidro fechado.

Importante: a segunda fermentação libera CO2, ou seja, faça a garrafa “arrotar” algumas vezes durante a fermentação ou tenha certeza que está usando uma garrafa ou pote que aguente a pressão. 😉

Com relação ao tempo, é interessante que você deguste o seu kefir ao longo da segunda fermentação, dessa forma você consegue entender quando ele está de acordo com o seu gosto! =)

Quando se fala de sabores, experimente tudo! Você pode fazer suas experimentações e combinar diferentes tipos de temperos e sabores. Abaixo, seguem algumas dicas, bem como algumas receitas!

No kefir de leite, nós experimentamos com os seguintes sabores:

Cacau em pó: 1 colher (chá) de cacau em pó para cada 200 ml de iogurte de kefir. Usamos a fermentação de 4 horas. Deixamos para adoçar depois da segunda fermentação concluída.

Baunilha: 1 fava de baunilha para cada 500 ml de iogurte de kefir. Nesse caso, nós abrimos e raspamos a fava de baunilha para colocar no kefir, não mergulhamos a fava inteira. Deixamos fermentar por 6 horas. Só adoçamos depois de terminada a segunda fermentação.

Gengibre + mel de laranjeira: 4 colheres (sopa) de mel + 1 colher (sopa) de lascas de gengibre para cada 500 ml de iogurte de kefir. Experimentamos adoçar para fermentar dessa vez. O resultado foi uma bebida mais carbonatada.

Ainda não testamos outros sabores, mas encontramos diversas sugestões (doces e salgados) que ainda vamos testar e postar os resultados:

  • Frutas cortadas (bananas, maçãs, mirtilos, etc),
  • Cascas de frutas cítricas,
  • Baunilha e canela,
  • Alho ou cebola (para fazer molhos temperados).

Conforme formos experimentando novos sabores, vamos atualizando esse artigo. 😉

Algumas dicas extras

Na segunda fermentação, use sempre alimentos que podem ser coados com facilidade! (chás, frutas, canela, gengibre, etc) e não mantenha os alimentos no kefir, pois pode diminuir o tempo de armazenamento. Só mantenha dentro do kefir se você vai consumir no mesmo dia da segunda fermentação.

Ao usar temperos secos moídos (pimentas ou cacau em pó, por exemplo), você não precisará remover do kefir.

Frutas, açúcares e mel normalmente deixam o kefir mais carbonatado (com aquele efeito efervescente). Se você não gosta desse efeito, evite adoçar ou colocar frutas na segunda fermentação, deixe para adoçar ou adicionar frutas depois.

Kefir de Água / Água kefirada

Se você já ouviu falar de vinho de kefir ou fanta laranja de kefir, é a partir da segunda fermentação do kefir de água/água kefirada é que você consegue fazer essas receitas. 😉

A segunda fermentação da água de kefir é bastante comum! Aposto que, ao pesquisar por receitas com kefir de água, você já deve ter topado com várias dicas sobre essa segunda fermentação, sem ao menos saber que era isso que estavam falando. Hehe.

Bom, mas vamos lá.

Para fazer a segunda fermentação do kefir de água, coloque a água e o alimento/tempero escolhido misturados em uma garrafa ou pote de vidro fechado (esterilizado, lembre-se!). Deixe fermentando, em temperatura ambiente, por 24 a 72 horas.

Ao longo da segunda fermentação, procure abrir as garrafas e deixá-las “arrotarem” umas 3 vezes ao dia, para liberar o excesso de pressão das garrafas e potes. Aproveite também para experimentar a segunda fermentação, pois dessa forma você saberá quando interromper a fermentação e colocar as garrafas e vidros na geladeira. 😉

Receitas com Kefir de água

Algumas opções de sabores para considerar para a segunda fermentação do Kefir de água:

Suco de uva (Vinho de Kefir): Nesse caso, a proporção é de 1 para 1. Para cada parte de suco de uva, use a mesma quantidade de água de kefir (sem os grãos). Nós experimentamos com apenas 24 horas de fermentação e o resultado foi bem agradável, uma bebida levemente gaseificada semelhante a vinho. Aliás, use suco integral de uva, desses que compramos em garrafas de vidro no supermercado.

Suco de Laranja (Fanta laranja de kefir): Também usamos aqui a proporção de 1 para 1. Para cada parte de água de kefir, use a mesma quantidade de água de kefir (sem os grãos). Nós experimentamos com apenas 24 horas de fermentação e o resultado foi bem agradável, lembra fanta laranja, mas com menos açúcar. Aliás, nós usamos suco integral de laranja, desses comprados em garrafas de vidro no supermercado. Você pode fazer com laranjas naturais, mas lembre-se de não diluir o suco antes de misturar com a água de kefir.

Chás: Existem diversas receitas com chás. O hibisco está entre os mais usados, mas também é possível usar camomila, hortelã, entre outros. Nesse caso, prepare e adoce o chá, deixe esfriar. Nós experimentamos com o chá de hibisco, numa proporção de 1 para 1, com um tempo de fermentação de 24 horas.

Além dos sabores acima, também encontramos diversas idéias de outros usuários na internet (as quais ainda vamos experimentar e postar os resultados), seguem:

  • Suco de limão adoçado e diluído em água mineral;
  • Sucos de outras frutas (maçã, manga, goiaba, etc);
  • Chás adoçados;
  • Raspas de frutas cítricas.

Benefícios da Segunda Fermentação

A segunda fermentação, possui os seguintes benefícios:

  • Pode aumentar o potencial probiótico do kefir (dependendo dos alimentos/sabores usados na segunda fermentação)
  • No caso do Kefir de leite, reduz ainda mais a quantidade de lactose presente na bebida fermentada

Além, é claro, de proporcionar uma variedade maior de sabores em sua bebida fermentada!

Dúvidas e Dicas?

Se você tem qualquer dúvida que não foi respondida nesse artigo, entre em contato com a gente através dos comentários! Aliás, Se você também já começou a experimentar a segunda fermentação, conte para a gente o que achou!

Ficaremos muito felizes em te ajudar e saber mais sobre sua experiência! =)

35 Comentários


  1. É normal o Kefir ser doce ? parece que quanto eu ganhei os meus grãos eles ficaram mais azedo . aqui no Paraná tá fazendo frio será que é por isso? eu deixo o meu 48 horas.

    Responder

    1. Olá Maria!
      O Kefir tem um sabor um pouco azedinho mesmo! Na segunda fermentação normalmente ele fica um pouco mais suave. =)

      Responder

  2. Olá, quanto tempo deixo de primeira fermentação para fazer a segunda?
    Obrigada

    Responder

    1. Oi, Vanessa

      O tempo da primeira fermentação varia de 24 a 48 horas, dependendo da temperatura ambiente. Como vivemos em um país tropical, normalmente 24 horas é suficiente.
      Aliás, se você tiver mais dúvidas sobre a primeira fermentação, consulte o nosso artigo sobre o assunto: http://paleosemculpa.com/kefir/ – nele passamos todas as informações sobre os cuidados básicos: como congelar, descongelar, hidratar, cuidar no dia a dia, tempo de fermentação, etc. =)

      Espero que você goste!

      Responder

  3. Eu gostaria de saber se a segunda fermentação é feita com o leite kefirado e se é para deixar fermentando fora da geladeira. Obrigada

    Responder

    1. Oi, Karin!

      A segunda fermentação é feita com o leite kefirado mais o que quiser adicionar para dar sabor (mel, frutas, etc). =)

      Responder

    1. Olá, Karin!

      Sim, a segunda fermentação é feita fora da geladeira. =)

      Responder

  4. Boa noite!
    Estou começando agora a fazer o kefir, com o da água deu tudo certo, mas com o de leite estou com dúvidas se as bactérias estão boas ou vivas, pois os graus não são graus como o de água e sim umas tripas compridas. Podem me dizerem se é normal ou se tem algum problema .
    Aguardo e agradeço . Janete

    Responder

    1. Oi, Janete, tudo bem?

      Normalmente isso acontece quando a quantidade de leite é pequena para a quantidade de grãos de kefir. Experimente colocar mais leite. Aliás, você vai encontrar mais informações sobre a primeira fermentação nesse artigo: http://paleosemculpa.com/kefir/#Kefir_de_leite

      Espero que esse artigo tire suas dúvidas! E se precisar de uma ajuda extra, só perguntar por aqui de novo. =D

      Responder

  5. Na segunda fermentação, deixo o kefir de leite fora da geladeira?
    Eu faco com frutas, nas ponho na geladeira, asdim tbm acorre a 2° fermentação?
    Bju.
    Obrigada.

    Responder

    1. Oi, Joice!

      A segunda fermentação precisa ser feita fora da geladeira, assim como a primeira fermentação. Se você morar em uma região muito quente, você pode colocar a vasilha da segunda fermentação dentro de outra com água na temperatura ambiente. =D

      Responder

  6. Olá! Gostaria de saber se a segunda fermentacao do Kefir de água e alcoolico,embriaga ou pode causar dependencia!? Grata !

    Responder

    1. Olá, Débora

      Todo alimento fermentado possui uma graduação alcóolica – é difícil calcular precisamente a graduação alcóolica da segunda fermentação pois dependerá do que você usou na segunda fermentação, tempo de fermentação e temperatura ambiente. =)

      Mas normalmente a quantidade de álcool é ínfima e você precisaria ingerir muito kefir para conseguir se embriagar. E quando falamos muito, seria muito meeeeeesmo. =)

      Responder

  7. não consegui entender quando vocês mencionaram na receita do refrigerante de uva e laranja quando foi mencionado 1 parte de kefir mais 1 parte de agua kefirizada sem os grãos. não seria uma parte de suco mais 1 parte de água kefir irada?

    Responder

    1. Olá, Raimundo
      Obrigada por nos atentar sobre essa falha! Acabamos de corrigir. =D

      Responder

  8. Quero saber se o kefir de agua é o mesmo que se utiliza no leite.Sou de Portugal e tenho o Kefir de leite.Por isso agradecia que me desse essa informação.Obridado

    Responder

    1. Oi, Milena!

      O Kefir de água e o kefir de leite são duas colônias bem diferentes! O ideal que você procure um doador de kefir de água na sua cidade.
      Por sinal, existem vários grupos no facebook focados na troca de mudas entre participantes. Nos avise se você precisar de referências. =)

      Responder

  9. Eu nao tenho o kefir para o leitd. Posso colocar o kefir de água no leite para fermentação?

    Responder

    1. Oi, Elisangela!

      Não! Como as duas colônias são totalmente diferentes, você pode acabar contaminando a sua colônia e até mesmo passando mal. O Ideal é que você procure um doador de kefir de leite na sua cidade. Por sinal, existem vários grupos no facebook focados na troca de mudas entre participantes. Nos avise se você precisar de referências. =)

      Responder

    1. Olá, Ana Maria,
      Sim, a segunda fermentação é feita fora da geladeira. Se você morar em uma cidade muito quente e sua casa ficar muito quente no verão, você pode colocar o recipiente com a segunda fermentação dentro de outro com água (sempre na temperatura ambiente). =)

      Responder

  10. A segunda fermentação deve acontecer dentro ou fora do refrigerador?

    Responder

    1. Olá, Thaís,
      A segunda fermentação deve acontecer fora do refrigerador. Se você morar numa região extremamente quente, você pode colocar o recipiente dentro de outro com água na temperatura ambiente. =)

      Responder

  11. kefir de água só pode tomar a agua ou tem outras receitas para aproveita-lo

    Responder

    1. Oi Fátima!

      Além de tomar a água, você pode fazer a segunda fermentação com frutas e/ou sucos, que fica bem saboroso também. Lembre-se que alimentos probióticos normalmente perdem a eficácia probiótica após aquecidos, então não recomendamos procurar por receitas que requerem o uso de forno ou fogão. =)

      Responder

  12. Posso substituir a agua por cha na primeira fermentação do kefir de agua?

    Responder

    1. Oi Maria!

      Não! O ideal é fazer a fermentação de acordo com as intruções, caso contrário você pode contaminar a sua colônia. =)

      Responder

  13. Oi eu gostaria de saber se o Kefir de água e mesmo que o de leite porque eu tenho o de leite e gostaria de conseguir fazer o de água ,

    Responder

    1. Oi Marlene! As duas colônias (kefir de leite e kefir de água) são totalmente diferentes! Por isso não aconselhamos que você tente usar leite no kefir de água, ou água no kefir de leite.
      O ideal é você tentar encontrar um doador de grãos de kefir de água na sua cidade.
      Por sinal, existem vários grupos no facebook focados na doação de kefir e outros probióticos. Recomendamos que você tente obter os seus grãos por lá. =)

      Responder

    1. Oi, Gabriela, tudo bem?

      Algumas coisas para ficar atenta:

      – proporção de grãos de kefir para leite
      – qualidade do leite
      – utensílios usados no manuseio do kefir
      – temperatura

      O ideal é manter uma proporção de 1 a 2 colheres (no máximo) de grãos de kefir para meio litro de leite, usando um ciclo de fermentação de 24 horas. Procure usar os materiais recomendados (jamais usar utensílios de madeira! Sempre vidro, plástico ou aço inox). A temperatura é outro fator que colabora, em temperaturas mais frias o kefir pode demorar mais para fermentar. Mas você consegue encontrar mais informações no nosso artigo de introdução sobre o Kefir: http://paleosemculpa.com/kefir/#Kefir_de_leite

      Abraços!

      Responder

  14. Boa tarde
    Toda vez que coar os grãos tem que por 500ml de leite? Ou pode por menos?
    É sempre de 24hs em 24hs? E posso misturar o kefir coado com o que foi coado no dia anterior?
    Qual o prazo de validade do kefir coado já estando na geladeira?
    Obrigada

    Responder

  15. ganhei recente kefir de agua , deixo 24 horas , retiro agua e torno fazer novamente com agua normal e assim sucessivamente . O que seria a segunda fermentação ?
    utilizar a primeira agua com os probioticos , ja sem eles e deixar novamente por 12 ou 24 horas descansando ?
    espero um retorno , desde já obrigado

    Responder

  16. Adorei as dicas, mas ainda tenho uma dúvida se posso adicionar mais água no kefir que estou tomando, pois está muito forte para meu paladar…Gratidão!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *