Kefir de leite: Dicas, Receitas e Cuidados

Com origem nas montanhas do Cáucaso, uma região no norte da Europa e Ásia. O kefir de leite é uma bebida fermentada de leite, muito parecida com os iogurtes tradicionais e com um perfil probiótico muito potente. Confira aqui, nesse artigo, tudo que você precisa saber sobre esse alimento.

Kefir de leite

O que é o Kefir de Leite?

É usado para fermentar leite de vaca, cabra e até mesmo ovelhas. O resultado é uma bebida fermentada de leite, muito parecida com iogurte, com uma textura um pouco mais rala e ácida.

O kefir de leite possui, normalmente, os seguintes tipos de cepas: Lactobacillus (mais de 15 variações), Streptococci/Lactococci (mais de 9 variações), leveduras (mais de 27 variações).

O kefir de leite também é conhecido pelos seguintes nomes:

  • Bicho do iogurte
  • Bichinho do iogurte

Ao contrário do que muitos acreditam kefir de água e de leite não são a mesma coisa! Ou seja, não é possível “transformar” um em outro apenas mudando o meio de fermentação.

Como cuidar do Kefir de Leite?

Materiais necessários para cuidar do Kefir

Antes de manusear o seu kefir, tenha certeza que você já possui os seguintes itens já preparados:

  • Recipientes de vidro transparente: sempre limpos e secos, em temperatura ambiente e previamente esterilizados com água fervente
  • Peneiras plásticas: sempre limpas e secas, em temperatura ambiente e previamente esterilizadas com água fervente
  • Colheres: plástico ou aço inox. Sempre limpas e secas, em temperatura ambiente e previamente esterilizadas com água fervente.
  • Elásticos de dinheiro ou cordões
  • Toalhinhas, panos de algodão, voal ou papel toalha: Caso você opte por toalhas ou outros tecidos, sempre se certifique que estão limpos e secos.

pote de vidro

Como descongelar o kefir de leite?

Congelar o kefir é uma maneira muito usada para facilitar o transporte dos grãos. Entretanto, ele normalmente é estressante para a colônia, por isso, você precisará de um tempinho para descongelar sua mudinha e possibilitar que ela volte a fermentar normalmente.

Retire do freezer, coloque em um recipiente de vidro esterilizado e deixe em temperatura ambiente até amolecer. Se você deixar o vidro aberto, lembre-se de fechar com um pano ou papel toalha.

Coloque leite (pode ser gelado ou em temperatura ambiente), suficiente para cobrir os grãos totalmente e deixe fermentar em temperatura ambiente por 12 horas.

Coe, jogue fora esse primeiro leite fermentado e passe a seguir as orientações dos cuidados de rotina. 😉

Como hidratar o kefir de leite?

Se você recebeu o seu kefir de leite por carta, é bem provável que tenha que seguir esses passos! Hehe.

Coloque os grãos desidratados em um pote de vidro esterilizado. Adicione água filtrada e deixe de molho, em temperatura ambiente, por 12 horas.

Depois das 12 horas, coe o kefir. Coloque o kefir em um novo pote de vidro esterilizado, adicione leite em temperatura ambiente e deixe de molho por 24 horas (seguindo as instruções dos cuidados de rotina).

Depois de 24 horas, coe o kefir e descarte a primeira fermentação. Passe a seguir as orientações de cuidados de rotina. 😉

Como cuidar do kefir de leite? (Cuidados de rotina)

Atenção: Se você acabou de receber sua muda de kefir de leite e ele está desidratado ou congelado, siga primeiro as orientações sobre como descongelar ou reidratar o seu kefir de leite.

Coloque o leite em um dos vidros esterilizados previamente. Reserve.

Coe o kefir já fermentado. E, com uma colher, tire os grãos peneirados e coloque no leite reservado.

Tampe o vidro com o leite e os grãos de kefir. Use o pano de algodão, voal ou papel toalha para tampar o vidro (o elástico ajuda a segurar o pano/papel toalha no lugar).

É importante tampar o vidro com um material que permita o kefir “respirar”, ao mesmo tempo que protege o kefir de insetos.

Deixe fermentar em um local longe de luz direta ou fontes de calor por até 48 horas.

Quanto leite preciso usar? A proporção ideal é de 1 colher de sopa de grãos de kefir para cada 500 ml de leite.

Como congelar o kefir de leite?

Para congelar o processo é bem simples. Basta coar o kefir, colocar os grãos em um saquinho plástico (nunca usado!) e levar para congelar. O kefir pode permanecer congelado por cerca de 1 ano, sem prejudicar a colônia.

Dúvidas

Usar kefir ajuda a emagrecer? Segundo o Dr. Juliano Pimentel, o consumo de Kefir ajuda a emagrecer pois aumenta a sensação de saciedade (o que acarreta no menor consumo de alimentos).

Além de influenciar na sensação de saciedade, o uso de kefir também ajuda a melhorar o funcionamento do intestino e suas bactérias. As bactérias presentes no kefir também podem favorecer a perda de peso.

Pode cozinhar o kefir? Jamais. Os grãos nunca devem ser cozidos, a água com açúcar ou o leite usado devem estar sempre em temperatura ambiente.

Meu kefir fica boiando, é normal? Sim! Durante a fermentação alguns grãos de kefir podem boiar, especialmente o kefir de água. Isso acontece devido a fabricação de CO2 pela própria colônia.

Posso comer os grãos? Sem problemas. Mas se você estiver considerando comer os grãozinhos por causa de excesso, você pode considerar em se cadastrar como doador(a) nos grupos sobre Kefir e Probióticos no facebook. Dessa forma você ajuda outras pessoas e ainda evita desperdícios. 😉

Esqueci meu kefir destampado, preciso jogar fora? Depende. Verifique se o kefir não acumulou nenhum inseto (mosquitos, formigas, etc). Deixe fermentando normalmente por alguns dias (faça o ciclo por 5 dias, aproximadamente). Caso o cheiro e aparência continuem normais e não apareçam larvinhas, você não precisará descartar.

Juntaram umas larvinhas no meu kefir, o que faço? Jogue fora.

Pode usar leite de caixinha? Pode usar leite em pó? Poder até pode. Mas prefira não usar. O ideal é usar leite o menos processado possível, sem conservantes! Ou seja: preferencialmente não use leite de caixinha ou em pó! Vai ser melhor para a sua saúde (e de seus grãos de kefir). No supermercado, você vai encontrar essas versões de leite na geladeira, normalmente perto de manteigas e queijos.

Pode usar leite desnatado? Sim, você pode usar o leite desnatado sem problemas. Mas prefira usar leite desnatado sem conservantes.

Meus grãos de kefir estão rosados, eles estão bem? Não. Idealmente os grãos de kefir são branquinhos ou, em alguns casos, levemente amarelados, dependendo da quantidade de gordura contida no leite usado. Quando seu kefir ficar rosado ou de outras cores, diferentes de branco ou amareladinho, descarte sua colônia e recomece.

Meu iogurte de kefir está ficando muito ralo, o que devo fazer?Cheque se a quantidade de leite está correta. O ideal é cerca de 1 colher de sopa de grãos para meio litro de leite. Vale lembrar que o iogurte de kefir é mais ralo e levemente mais ácido que os iogurtes comprados no supermercado.

Meu iogurte de kefir está separando o soro do leite, o que devo fazer?Normalmente isso acontece quando a quantidade de leite é pequena ou a temperatura está muito alta. Primeiro, cheque se a quantidade de leite está correta. O ideal é cerca de 1 colher de sopa de grãos para meio litro de leite. Caso esteja muito quente em sua região, você pode colocar o recipiente do kefir para fermentar dentro de uma tigela com água. Dessa forma o kefir vai fermentar em uma temperatura um pouco mais baixa.

Preciso lavar o kefir de leite? Nunca! Jamais lave seu kefir com água ou qualquer outro líquido que não seja leite.

Vi que algumas pessoas usam saquinhos de organza. Posso usar essa técnica? Sim e não. Nessa técnica, os grãos de kefir são colocados em um saquinho de organza, de forma similar a um “sachê de chá”. Nessa técnica, a cada fermentação o saquinho de organza com os grãos é apenas colocado em um novo leite. O grande problema dessa técnica é que ela aumenta os riscos de contaminação da colônia, por mais que esteja limpa, é uma material que pode se deteriorar e contaminar sua colônia.

Tem mais dúvidas sobre Kefir?

Se você tem qualquer dúvida que não foi respondida nesse artigo, entre em contato com a gente através dos comentários! Ficaremos muito felizes em te ajudar! =)

Fontes:

1, 2, 3.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *