Afinal de contas, quantos litros de água precisamos beber?

Você já deve ter feito essa pergunta ao menos uma vez na sua vida, certo? Algumas pessoas dizem que é dois litros (inclusive alguns médicos recomendam essa quantidade), outras pessoas recomendam 3 litros, algumas recomendam sempre que você sentir sede… Mas afinal, qual é a quantidade certa?

Importância da água

Essencial para a nossa saúde, a água é responsável por carregar nutrientes e secreções do nosso corpo, elimina toxinas e também é responsável por manter a temperatura do corpo. Por esse motivo, manter a hidratação é essencial para o bom funcionamento do organismo.

E claro, se você já ouviu por aí que seu corpo é mais de 50% água. Não é mito, é verdade mesmo. Taí a importância de consumir uma quantidade adequada durante o dia.

Quanta água devo beber?

Perdemos uma boa quantidade de água mesmo quando estamos parados. Urina, suor e (pasme!) até respirando. Estima-se que a média de água que perdemos, de forma natural, é de cerca de 2 litros por dia.

2 litros por dia: fazendo xixi, transpirando e respirando.

Por isso que a estimativa de consumo de água é de aproximadamente 2 litros por dia. Teoricamente você estaria repondo toda a água perdida. Mas claro que essa quantidade varia conforme a faixa etária, clima, prática de exercícios, entre outros fatores.

Mas calma, você não vai consumir esses 2 litros de água de uma vez só. Você precisa repor a água perdida de maneira gradual ao longo do dia. Cerca de 1 ou 2 copos ao acordar e o restante a intervalos regulares. Mas atenção, não tome água (e outros líquidos) entre meia hoje antes das refeições e uma hora depois, pois pode prejudicar a digestão. 😉

Aliás, para saber se a quantidade de água que você está tomando é suficiente para suas necessidades diárias, basta acompanhar a coloração e quantidade de urina. Quando a urina eliminada em grande quantidade com uma coloração clara, a quantidade de água ingerida está suficiente. Quando urinamos pouco, com coloração escura e odor mais forte, é necessário consumir mais água. 😉

Aliás, essa é a regra de ouro para saber quanto de água você precisa ingerir por dia. Você não precisa ingerir 2 ou 3 litros, mas sim a quantidade que mantém o seu corpo hidratado corretamente. 😉

Beber água emagrece?

Não necessariamente, mas manter o corpo hidratado ajuda (e muito) na sua dieta para emagrecer. A água é essencial em praticamente todos os processos do corpo humano, inclusive na eliminação de gorduras do corpo.

Outro fator que torna a água um aliado na hora de perder os quilos extras é que quem consome água com mais frequência acaba ingerindo menos calorias durante o dia. Isso acontece pois muitas vezes confundimos a sede com a fome, e quem mantém o organismo melhor hidratado, acaba comendo menos.

E aquela história de que água gelada emagrece, é verdade?

A água gelada tem um efeito termogênico no organismo, mas não quer dizer que beber um ou outro copo de água gelada por dia vai trazer resultados mega significativos no processo de emagrecimento. Para conseguir um efeito realmente significativo, seria necessário consumir um grande volume de água gelada por vez – o que não é interessante, pois a água deve ser consumida gradualmente durante o dia.

Novidade: Porque beber 3 Litros de Água por dia?

Para quem ainda tem dúvidas quanto aos benefícios e importância da água para o organismo, vai agendar direitinho o relógio para conseguir tomar não 2, mas sim 3 litros de água por dia. Saiu no DailyMail uma matéria super interessante sobre os resultados do consumo de 3 águas por dia em uma mulher de meia idade, e os resultados são impressionantes:

efeitos da ingestão de 3 litros de água na pele do rosto

Os resultados são impressionantes, não são?

Tudo começou quando Sarah começou a ter dores de cabeça e visitou o seu médico. Tanto o médico quanto sua nutricionista indicaram a Sarah para consumir mais água por dia, para que seu organismo funcionasse melhor. Mas qual a novidade?

Depois de quatro semanas, Sarah não tinha mais dores de cabeça, conseguiu perder 1 quilo de gordura abdominal e reduziu quase 2 centímetros da cintura. Sem fazer exercícios, mas apenas adicionando água no cardápio.

Segue abaixo a evolução:

1ª semana

Na primeira semana, Sarah tinha 53,4 kilos e 71 centímetros de cintura. Logo depois de uma semana ela já se sentia melhor, mais disposta e até mais flexível.

2ª semana

Já na segunda semana, Sarah tinha 53 kilos e continuava com 71 centímetros de cintura. Na segunda semana a pele de Sarah já estava com um tom mais uniforme e as dores de cabeça já tinham se passado. Também houve melhora nas celulites, tanto da coxa tanto do bumbum.

3ª semana

Na terceira semana, Sarah continuava 53 kilos mas passou para cerca de 68 centímetros de cintura. Nessa as olheiras começaram a sumir e ela já se sentia mais nutrida. Além disso, na terceira semana ela também passou a ficar mais satisfeita nas refeições.

4ª semana

Na quarta semana, Sarah estava pesando 52,8 kilos e continuava com cerca de 68 centímetros de cintura. Com uma pele muito mais jovem, se sentindo mais disposta e saudável. Palavras de Sarah: “Aconteça o que acontecer, vou continuar a beber três litros de água por dia. E aconselho todas as mulheres a fazer o mesmo (depois de verificar com seu médico, é claro)”, disse.

Dicas para adicionar mais água no seu dia

Infelizmente, grande parte das pessoas esquece de tomar água no dia a dia. E não é de se admirar, enquanto estamos ocupados e focados com as tarefas do dia a dia, nossas ações relacionadas a ingestão de água ou alimentos normalmente são “automáticas”. 😉

Mas para ajudar a transformar o ato de “beber água” um hábito natural na sua rotina, existem algumas ferramentas que podem te ajudar:

Configure alarmes cíclicos

Os celulares e smartphones mais atuais possibilitam que você configure mais de um alarme no seu dia. Nesse caso, procure configurar alguns alarmes para te lembrar de pegar um copo de água. É uma alternativa bem simples, mas funciona para muita gente. O único ponto chato aqui é configurar vários alarmes diários.

Mas para deixar essa missão ainda mais fácil, já existem aplicativos que possuem essa funcionalidade pronta. São os water reminders. Esses aplicativos normalmente solicitam poucos dados para configurar os alarmes, apenas a hora que você acorda e a hora que você vai dormir normalmente são suficientes. Algumas opções bem avaliadas:

Water Drink Reminder

Disponível apenas para smartphones Android, esse aplicativo é bem simples de usar. E é ideal para quem gosta de números e gráficos. Assim que você terminar de instalar o aplicativo, você precisa configurar apenas os seguintes dados:

  • Unidades usadas para volume e peso: como estamos no Brasil, usamos normalmente ml e kg.
  • Peso atual.
  • Horário em que você acorda.
  • Horário em que você dorme.

E pronto. Assim que você bebe o primeiro copo de água e marca no aplicativo, ele vai procurar te lembrar, de hora em hora, que você deve tomar água.

Também é possível você configurar sua meta diária de água (quero tomar 2 litros), mas o aplicativo não é muito inteligente com relação a indicar a quantidade de água que você deve tomar para “bater sua meta”.

Possui integração com Google Fit e suporte para usuários do S Health (Samsung).

Hydro Coach

Também disponível apenas para Android, esse aplicativo tem algumas configurações a mais (além de pedir acesso a lista de contatos, o que nos deixou com a pulga atrás da orelha aqui na equipe).

As configurações que ele pede são: Nome, sexo, idade, peso (em kilos ou libras), frequência de prática de exercícios, hora em que você geralmente acorda e dorme, o tamanho do copo que você normalmente usa para tomar água…

…. Único ponto chato: todas as medidas de volume estão em fl.oz!!!!

Mas calma que não é o fim do mundo, se você digitar no google: “How much fl.oz is 750 ml”, você tem como resultado uma tela similar a essa:

Quantos fl.oz existem em 750 ml?

Onde você consegue converter rapidamente as suas unidades de medida.

Para quem usa fitbit, Google Fit ou S health, esse aplicativo pode ser uma mão na roda. Mas mesmo assim ele não compensa a instalação.

É bem chato de configurar, além de ser “travado”. Pelas integrações, sempre que você você modifica o seu peso, ele altera sua meta diária de água. Ou seja, você precisará reconfigurar para sua própria meta.

Meta diária

Você também pode considerar estabelecer uma meta diária de água, e dividir essa meta entre os principais “marcos” do seu dia.

Por exemplo, supondo que você pretende incluir aproximadamente 2 litros de água no seu dia. Dividindo essa quantidade de água por períodos, significa que você precisaria tomar 666 ml de água durante a manhã, a mesma quantidade de tarde e a mesma à noite, certo?

Ou seja, se você dividir cada período em dois ou três marcos, basta você beber menos que 350 ml (uma caneca grande) de água em cada um deles. Por exemplo:

  • Manhã: ao acordar, 350 ml de água. Ao chegar no escritório, 350 ml de água, no meio da manhã, mais 350 ml (3 marcos).
  • Tarde: no meio da tarde, na hora do café 350 ml, Antes de sair do escritório mais 350 ml. (2 marcos)
  • Noite: antes de dormir, mais 350 ml (1 marco).

E pronto, nesse exemplo foram consumidos 2 litros e 100 ml de água. 😉

Dúvidas?

Ficou bem claro que precisamos prestar atenção na nossa ingestão de água, certo? Não precisa se forçar a ingerir 3 litros por dia, mas procure ficar de olho na coloração da sua urina, para entender se sua hidratação está correta. 😉

Mas se você tiver alguma dúvida extra, não se acanhe! Deixe sua dúvida nos comentários que procuraremos responder!

Quer indicar um aplicativo?

Nossa equipe selecionou esses dois aplicativos para indicação, mas se você utilizar um aplicativo diferente e gostaria de indicar para outros usuários, entre em contato com a gente através dos comentários! Vamos ficar super felizes de postar sua indicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *