Hambúrguer de Carne

Por sinal, essa receita também pode ser usada como base para diversas outras. Com esses mesmos ingredientes, você também consegue preparar almôndegas e quibe fake, bastando apenas modificar o formato de molde da carne. Se você está ingressando na dieta paleolítica agora, já deve ter notado que o pão é um assunto bem complicado - mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Você pode trocar o pão de hambúrguer tradicional pelas versões amigáveis à dieta paleo, ou ainda:

Conteúdo desse artigo

Por sinal, essa receita também pode ser usada como base para diversas outras. Com esses mesmos ingredientes, você também consegue preparar almôndegas e quibe fake, bastando apenas modificar o formato de molde da carne.

Se você está ingressando na dieta paleolítica agora, já deve ter notado que o pão é um assunto bem complicado - mas também não precisa ser um bicho de sete cabeças. Você pode trocar o pão de hambúrguer tradicional pelas versões amigáveis à dieta paleo, ou ainda:

  • trocar o pão por folhas inteiras de acelga ou couve: são hortaliças bem resistentes e que, por sua textura, conseguem prover uma boa substituição para o pão de hambúrguer. E sim, fica bem saboroso! Você pode adicionar um molho apimentado para deixar essa combinação ainda melhor.

  • montar pratos diversos com hambúrguer aberto: não é necessário muito esforço para montar pratos deliciosos com o hambúrguer aberto no prato: uma boa salada e um molho bem temperado são mais que suficientes para deixar esse prato super interessante.

Então confira a receita.

hamburguer

Ingredientes

Tempero base

  • 1 cabeça de alho (cerca de 50 gramas de alho);
  • 2 a 3 cebolas pequenas (cerca de 100 gramas de cebola);
  • 1 limão;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • Sal à gosto;
  • Pimenta branca ou preta triturada, à gosto.

Obs.: Nós geralmente usamos essas proporções de alho, cebola e limão nas carnes (inclusive de frango). Mas você pode adaptar as quantidades de acordo com seu gosto. ;)

Hamburguer

  • 12 quilo de carne moída de sua preferência (você pode usar diferentes combinações de carnes, sem problemas). Por sinal, para que o hambúrguer fique saboroso de verdade, use uma proporção de 80 a 90% de carne com 10 a 20% de gordura. Você pode combinar uma carne mais magra com uma carne mais ‘gordinha’, por exemplo: patinho e picanha. ;)

  • Óleo de côco para untar.

Modo de preparo

  1. Descasque a cabeça de alho (cerca de 50 gramas);
  2. Descasque e pique duas cebolas pequenas (cerca de 100 gramas);
  3. Esprema o limão;
  4. Bata o alho, cebola, o suco do limão e o azeite no liquidificador até ficar homogêneo;
  5. Misture a carne moída e o tempero já batido;
  6. Adicione o sal e as pimentas e misture bem;
  7. Molde bolas de carne proporcionais ao seu punho fechado (cerca de 150 a 200 gramas cada);
  8. Unte uma forma com óleo de côco;
  9. Amasse as bolas de carne até obter o formato de hambúrguer

Agora você deve decidir se quer preparar os hambúrgueres na frigideira ou pré assar.

Não sei quanto a rotina de vocês, mas confesso que minha rotina é bem corrida, então cozinhar tudo todos os dias não funciona para mim. Os vegetais que precisam ser cozidos nós preparamos diariamente, mas normalmente usamos o sábado para pré preparar todas as carnes a serem consumidas. Dessa forma, evitamos problemas com falta de tempo. ;)

Se você é do tipo que gosta de hambúrguer ao ponto ou ao ponto para mal passado, pré assar o hambúrguer é uma péssima idéia. Ao ser assado o hambúrguer fica bem passado.

Abaixo seguem as orientações nos dois casos. ;)

Hambúrguer frito

Se você for fritar os hambúrgueres, basta colocar um dos hambúrgueres em uma frigideira pré untada com óleo de côco e levar para fritar.

Hambúrguer pré assado

Nesse caso, coloque os hamburgueres numa forma pré untada com óleo de côco e leve para assar em forno médio/alto (de 200 a 250 graus). Retire assim que a água terminar de secar.


Compartilhe