Gengibre: informações nutricionais e benefícios

O gengibre é uma planta herbácea originária da Índia e da China. Aqui, conhece-se, também, como mangarataia. No Brasil, a planta foi descoberta após um século do descobrimento do país. Sabia que, na Índia, o consumo da raiz do gengibre é um costume antigo mantido até hoje?

As propriedades do seu óleo essencial são cafeno, felandreno, zongibereno e zingerona. A raiz ajuda a eliminar as toxinas do organismo, facilita a digestão, diminui a ansiedade, combate a celulite, ajuda a emagrecer e traz outros benefícios para a sua saúde.

Mas atenção, mamãe: o gengibre não é recomendado para gestantes ou para mulheres em produção de leite materno.

cesta de gengibre

É paleo?

Sim! O gengibre é um vegetal bastante rico em magnésio, manganês, algumas vitaminas B e substâncias antioxidantes e digestivas, excelentes para a saúde.

Informações nutricionais

Segue abaixo as informações nutricionais por 100 gramas de gengibre:

  • Calorias (cal): 80
  • Gorduras (g): 0,8
  • Carboidratos (g): 17,8
  • Proteínas (g): 1,8
  • Fibra (g): 2
  • Sódio (mg): 13
  • Cálcio (mg): 16
  • Ferro (mg): 0,6
  • Magnésio (mg): 43
  • Fósforo (mg): 34
  • Potássio (mg): 415
  • Zinco (mg): 0,34
  • Cobre (mg): 0,22
  • Manganês (mg): 0,22
  • Selênio (mcg): 0,7
  • Vitamina C (mg): 5
  • Tiamina (mg): 0,025
  • Riboflavina (mg): 0,034
  • Niacina (mg): 0,75
  • Vitamina B6 (mg): 0,16
  • Água (g): 78,9

Benefícios

Você sabia que gengibre ajuda a acelerar o metabolismo e emagrecer? Entre os chás que emagrecem, gengibre é o mais conhecido. Suas propriedades facilitam o processo de emagrecimento sem dietas mirabolantes e absurdas. Entre as receitas de sucos para emagrecer, busque provar e conhecer mais sobre o chá de gengibre. Perder peso nunca foi tão prazeroso e distante de neuras que nada fazem bem para a saúde.

Para eliminar as toxinas, prove, também um chá verde ou um suco detox com gengibre. Nessas misturas, sabor e saúde estão garantidos. É claro que qualquer chá natural para emagrecer que você tomar, se não estiver aliado a uma alimentação equilibrada e saudável e aos exercícios físicos não terão resultados tão rápidos. Tenha a consciência de que resultados são obtidos por meio de práticas saudáveis e pensadas. Você precisa de uma dieta saudável para perder peso.

Se você estiver fazendo alguma dieta, pode presentear-se com um doce feito a base de gengibre: gengibre banhado com chocolate (por favor, 60% cacau!). Após banhá-lo no chocolate quente, dê um choque térmico na geladeira e delicie-se. 😉

Tente adaptar a água de gengibre ao seu consumo diário de água. O que é bom, pode melhorar! Se quiser emagrecer, essa dica é perfeita. Adicione alguns pedaços da raiz na sua garrafa com água. Tenha o cuidado de trocar, pelo menos, uma vez ao dia o alimento por pedaços secos e potencialize os efeitos. Use sempre o gengibre in natura, de preferência orgânico. 😉

Como consumir gengibre

O uso da raiz é diverso. Na gastronomia, o gengibre oferece um sabor levemente picante aos pratos. No frio, prove adicionar pedacinhos de gengibre nas suas sopas e se delicie o gostinho e o cheiro que o gengibre deixa nos pratos.

Se não souber o que fazer com gengibre, além de acrescentá-lo aos pratos, experimente realizar infusões com chás de maçã, morango e mate e prove a refrescância como resultado dessas misturas.

Quer saber como consumir gengibre diariamente? Experimente, pelas manhãs, tomar um suco verde com gengibre. Além de muito gostoso, ainda ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar toxinas!

Você também pode realizar refeições acompanhadas com suco de gengibre ou misturá-lo nos sucos verdes, de maracujá, cenoura, couve, abacaxi e outras frutas ou legumes de sua preferência. Além do sabor dessas frutas, o suco com gengibre oferta qualidade de vida e conforto ao comer, uma atividade natural que pode ser muito mais prazerosa com o uso dessa raiz tão funcional.

Para bem-estar, o chá de gengibre combate tosses, resfriados e ressaca. O suco e chá de gengibre com limão é uma boa pelas propriedades cítricas e dotadas de vitamina C do limão. Limão e gengibre é uma combinação excelente. A mistura é termogênica e diurética. Use-o também como xaropes. A raiz combate dores de garganta, pois tem ação anti-inflamatória.

É comum profissionais da voz mastigarem um pedaço da raiz afirmando que faz bem para a voz. Isso é verdade, porém, se usado de maneira irresponsável, pode causar uma anestesia intensa na garganta e levar a danos em todo o aparato da voz, causados por esforço vocal.

Benefícios do gengibre para a saúde

Os banhos e compressas com a raiz de uso tradicional aliviam dores de gota, dores de coluna, auxilia na desobstrução de canais nasais, alivia as dores de cólicas menstruais e previne o cancro de intestino e ovário. Além disso, os xaropes feitos a partir do gengibre combatem as dores de garganta. Você pode apostar que o gengibre, por suas propriedades curativas, já foi usado pela sua avó ou sua mãe quando alguém esteve doente.

Não faltam motivos para as aplicações de uso da raiz que pode ser adquirida em feiras livres e supermercados. Se o seu metabolismo anda lento, saiba que o gengibre pode acelerá-lo. A gordura abdominal pode ter uma redução do seu acúmulo, além de melhorar o funcionamento do intestino e de aumentar a sensação de saciedade.

Sabe quando exageramos um pouquinho nas refeições e notamos que a digestão fica mais complicada? Lide com esses imprevistos de modo natural e econômico, tenha gengibre em casa ou no escritório e fique livre de ter que ir comprar remédios que acelerem o processo digestivo. O gengibre melhora a mobilidade gástrica, reduzindo o inchaço. Aliás, o gengibre também combate a azia!

A recomendação da aplicação do gengibre no dia-a-dia também vai para aqueles que tem o colesterol alto. Ele ajuda a diminuí-lo. Sendo uma raiz acessível e de fácil uso, o gengibre melhora a sua qualidade de vida a um preço bastante popular – se aliado a medicações, os resultados são excelentes. Não deixe de consultar o seu médico sobre a junção de medicamentos e gengibre.

O óleo essencial do gengibre traz calor. Se você sente muito frio nos pés, nossa dica é uma massagem antes de dormir. Isso vai te trazer conforto e um sono muito mais agradável. O uso do óleo de gengibre também ajuda a melhorar as articulações.

O gengibre é uma raiz essencial em todas as casas: previne enjoos e náuses, elimina as flatulências, aumenta a libido e previne doenças cardiovasculares, favorecendo a circulação sanguínea – para esse uso, procure um médico e informe-se se é permitido aliar o tratamento ao consumo do gengibre. A raiz também é útil para aqueles que sofrem de enxaquecas, justamente por resstabelecer o bom funcionamento da circulação nos vasos sanguíneos de todo o corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *