As propriedades do seu óleo essencial são cafeno, felandreno, zongibereno e zingerona. A raiz ajuda a eliminar as toxinas do organismo, facilita a digestão, diminui a ansiedade, combate a celulite, ajuda a emagrecer e traz outros benefícios para a sua saúde.
Mas atenção, mamãe: o gengibre não é recomendado para gestantes ou para mulheres em produção de leite materno.
Conteúdo do artigo:
É paleo?
Sim! O gengibre é um vegetal bastante rico em magnésio, manganês, algumas vitaminas B e substâncias antioxidantes e digestivas, excelentes para a saúde.
Informações nutricionais
Segue abaixo as informações nutricionais por 100 gramas de gengibre:
- Calorias (cal): 80
- Gorduras (g): 0,8
- Carboidratos (g): 17,8
- Proteínas (g): 1,8
- Fibra (g): 2
- Sódio (mg): 13
- Cálcio (mg): 16
- Ferro (mg): 0,6
- Magnésio (mg): 43
- Fósforo (mg): 34
- Potássio (mg): 415
- Zinco (mg): 0,34
- Cobre (mg): 0,22
- Manganês (mg): 0,22
- Selênio (mcg): 0,7
- Vitamina C (mg): 5
- Tiamina (mg): 0,025
- Riboflavina (mg): 0,034
- Niacina (mg): 0,75
- Vitamina B6 (mg): 0,16
- Água (g): 78,9
Benefícios
Para eliminar as toxinas, prove, também um chá verde ou um suco detox com gengibre. Nessas misturas, sabor e saúde estão garantidos. É claro que qualquer chá natural para emagrecer que você tomar, se não estiver aliado a uma alimentação equilibrada e saudável e aos exercícios físicos não terão resultados tão rápidos. Tenha a consciência de que resultados são obtidos por meio de práticas saudáveis e pensadas. Você precisa de uma dieta saudável para perder peso.
Se você estiver fazendo alguma dieta, pode presentear-se com um doce feito a base de gengibre: gengibre banhado com chocolate (por favor, 60% cacau!). Após banhá-lo no chocolate quente, dê um choque térmico na geladeira e delicie-se. 😉
Tente adaptar a água de gengibre ao seu consumo diário de água. O que é bom, pode melhorar! Se quiser emagrecer, essa dica é perfeita. Adicione alguns pedaços da raiz na sua garrafa com água. Tenha o cuidado de trocar, pelo menos, uma vez ao dia o alimento por pedaços secos e potencialize os efeitos. Use sempre o gengibre in natura, de preferência orgânico. 😉
Como consumir gengibre
Se não souber o que fazer com gengibre, além de acrescentá-lo aos pratos, experimente realizar infusões com chás de maçã, morango e mate e prove a refrescância como resultado dessas misturas.
Quer saber como consumir gengibre diariamente? Experimente, pelas manhãs, tomar um suco verde com gengibre. Além de muito gostoso, ainda ajuda a acelerar o metabolismo e eliminar toxinas!
Você também pode realizar refeições acompanhadas com suco de gengibre ou misturá-lo nos sucos verdes, de maracujá, cenoura, couve, abacaxi e outras frutas ou legumes de sua preferência. Além do sabor dessas frutas, o suco com gengibre oferta qualidade de vida e conforto ao comer, uma atividade natural que pode ser muito mais prazerosa com o uso dessa raiz tão funcional.
Para bem-estar, o chá de gengibre combate tosses, resfriados e ressaca. O suco e chá de gengibre com limão é uma boa pelas propriedades cítricas e dotadas de vitamina C do limão. Limão e gengibre é uma combinação excelente. A mistura é termogênica e diurética. Use-o também como xaropes. A raiz combate dores de garganta, pois tem ação anti-inflamatória.
É comum profissionais da voz mastigarem um pedaço da raiz afirmando que faz bem para a voz. Isso é verdade, porém, se usado de maneira irresponsável, pode causar uma anestesia intensa na garganta e levar a danos em todo o aparato da voz, causados por esforço vocal.
Benefícios do gengibre para a saúde
Não faltam motivos para as aplicações de uso da raiz que pode ser adquirida em feiras livres e supermercados. Se o seu metabolismo anda lento, saiba que o gengibre pode acelerá-lo. A gordura abdominal pode ter uma redução do seu acúmulo, além de melhorar o funcionamento do intestino e de aumentar a sensação de saciedade.
Sabe quando exageramos um pouquinho nas refeições e notamos que a digestão fica mais complicada? Lide com esses imprevistos de modo natural e econômico, tenha gengibre em casa ou no escritório e fique livre de ter que ir comprar remédios que acelerem o processo digestivo. O gengibre melhora a mobilidade gástrica, reduzindo o inchaço. Aliás, o gengibre também combate a azia!
A recomendação da aplicação do gengibre no dia-a-dia também vai para aqueles que tem o colesterol alto. Ele ajuda a diminuí-lo. Sendo uma raiz acessível e de fácil uso, o gengibre melhora a sua qualidade de vida a um preço bastante popular – se aliado a medicações, os resultados são excelentes. Não deixe de consultar o seu médico sobre a junção de medicamentos e gengibre.
O óleo essencial do gengibre traz calor. Se você sente muito frio nos pés, nossa dica é uma massagem antes de dormir. Isso vai te trazer conforto e um sono muito mais agradável. O uso do óleo de gengibre também ajuda a melhorar as articulações.
O gengibre é uma raiz essencial em todas as casas: previne enjoos e náuses, elimina as flatulências, aumenta a libido e previne doenças cardiovasculares, favorecendo a circulação sanguínea – para esse uso, procure um médico e informe-se se é permitido aliar o tratamento ao consumo do gengibre. A raiz também é útil para aqueles que sofrem de enxaquecas, justamente por resstabelecer o bom funcionamento da circulação nos vasos sanguíneos de todo o corpo.