Espinafre – Benefícios para a Alimentação

Famoso por causa do desenho do Popeye, o espinafre é uma hortaliça que caiu na mesa do brasileiro há muitos anos atrás. Bastante rico em cálcio e com uma quantidade significativa de ferro, das vitaminas A e B também fósforo.

tigela de espinafre

Espinafre é paleo?

Sim! É um vegetal cheio de nutrientes – e não é por acaso que esse vegetal é o “slogan” oficial do popeye.

Mas o que mais o Espinafre tem?

O espinafre também contém ácido fólico, que é importante para o sistema nervoso central, além de potássio que é importante para o controle da pressão arterial. Outra substância presente no espinafre é a luteína, que é capaz de proteger a visão contra a catarata.

Além dessas propriedades, o estudo dessa planta mostrou que seu consumo é capaz de aumentar a eficiência dos músculos, diminuindo a necessidade de oxigênio necessário ao desenvolvimento de atividades físicas.

Por suas propriedades o espinafre também é interessante para tratamento de hipertensão, além de ser um alimento interessante para quem sofre de intestino preso.

Mas antes de acrescentar o espinafre na sua alimentação, fique alerta: o espinafre não deve ser consumido em excesso, principalmente com alimentos muito ricos em cálcio, devido a presença do ácido oxálico, que tanto pode prejudicar a absorção do cálcio de outros alimentos durante a refeição, quanto pode ter relação com cálculos renais.

Por esse motivo, ao consumir espinafre, é interessante evitar o consumo de alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados. Além disso, tenha em mente que não é necessário excluir o espinafre da sua alimentação! Afinal de contas, ele não é o único vegetal que contém esse ácido (você sabia que o corpo humano também produz ácido oxálico? 😉 )

Esses estudos ainda não foram comprovados cientificamente, mas é melhor não ultrapassar o consumo de 1 xícara de chá por dia dessa planta. Abaixo, seguem mais explicações sobre o ácido oxálico.

O Ácido Oxálico: Saiba mais sobre esse “Vilão”

O Ácido oxálico é um ácido orgânico forte que está amplamente distribuído na natureza, em maior quantidade nas plantas que nos animais. Esse ácido possui uma grande capacidade de se ligar com minerais importantes da nossa alimentação, como o sódio, potássio, magnésio e cálcio. Quando isto ocorre, os compostos formados dessas ligações são chamados de sais de oxalato. Assim, o nome “oxalato de” geralmente refere-se a um sal do ácido oxálico, um dos quais é o oxalato de cálcio.

Geralmente os sais provenientes da ligação do ácido oxálico com outros minerais são solúveis em água, com uma exceção: o oxalato de cálcio. Este é praticamente insolúvel e, quando em alta concentração no corpo humano, ele pode se precipitar nos ris ou no trato urinário, formando cristais. O que pode ser bastante desagradável, pois esses cristais colaboram para a formação de pedra nos rins.

Ou seja, antes de sair cortando o espinafre da sua alimentação, prefira adotar hábitos que te ajudem a prevenir pedras nos rins, como:

  • beber mais de 8 copos de água por dia, não de uma vez só, mas divididos ao longo do seu dia. Sua urina deve ser clara e sem odor;
  • consuma frutas, verduras e suco de limão, eles aumentam o nível de citrato no trato urinário – os citratos são importantes inibidores da formação de cálculos renais;

Informações Nutricionais do Espinafre

Índice Glicêmico: 20
Calorias: 40
Proteínas (g): 5
Carboidratos (g): 7
Cálcio (mg): 245
Fósforo (mg): 101
Ferro (mg): 6,4
Potássio (mg): 839
Sódio (mg): 126
Vitamina A (UI): 14.740
Vitamina A (Retinol Equivalente): 1.474
Tiamina (mg): 0,17
Riboflavina (mg): 0,42
Niacina (mg): 0,9
Ácido Ascórbico (mg): 18

Curiosidades sobre o Espinafre

Mas você sabia que o Espinafre original (Spinacia oleracea) também é uma erva daninha? Originária do centro e sudoeste da Ásia, essa planta hoje é muito consumida na Europa e nos Estados Unidos. Aqui no Brasil nós consumimos o espinafre da Nova Zelândia, uma variação

O espinafre comum aqui no Brasil não é o espinafre original, mas sim o espinafre da Nova Zelândia, que têm basicamente a mesma constituição, mas se adaptaram melhor ao clima do Brasil.

Como Preparar o Espinafre?

O espinafre é uma hortaliça que pode ser preparada das mais diversas maneiras. Você pode utilizá-lo como recheio de tortas e omeletes, consumí-lo cru ou apenas salteá-lo com azeite e temperos. Há quem use o espinafre até em sucos desintoxicantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *