Chia: Vantagens e tudo que você precisa saber sobre essa semente

Chia? Será chiclete, um doce novo ou um adoçante diferente? Não, não e não.

Chia é uma semente muito rica em nutrientes e que pode ser um alimento na sua dieta.

sementes de chia

Pode na dieta paleo?

Sim.

Benefícios da Chia

Por ser rica em Ômega 3, a chia pode ajudar na prevenção e tratamento de doenças do coração, obesidade e depressão – além de reforçar o sistema imunológico.

A semente de chia também contém uma quantidade significativa de cálcio, estima-se que a chia possua uma concentração de cálcio maior que no leite de vaca. Aliás, o cálcio também ajuda a queimar as gordurinhas acumuladas. 😉

Outra grande vantagem da chia é que as fibras não solúveis, ao entrar em contato com a água, formam uma espécie de gel que auxilia a dar a impressão de saciedade – retardando a fome e diminuindo a velocidade com que os carboidratos são absorvidos pelo organismo. Essas fibras também ajudam a desintoxicar o organismo e também a manter o intestino funcionando corretamente.

A chia também possui uma grande quantidade de proteínas, e fornece os aminoácidos essenciais para a nutrição do ser humano.

E não acaba por aí, as sementes de chia também possuem magnésio, que contribuem para a produção de energia no organismo, na síntese de proteínas e promovem o bom funcionamento do cérebro.

Outros minerais presentes na chia são o Manganês e o fósforo, que promovem a boa formação dos ossos e para a memória, respectivamente.

Resumindo: Uma ótima semente para desintoxicar, além de ser rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. Aliás, a Chia também é um excelente complemento para dietas de vegetarianos.

A chia pode ser adicionada normalmente a sua dieta, desde saladas e cozidos até mesmo a sobremesa. Com a grande vantagem de não alterar o sabor dos alimentos.

Como Adicionar a Chia a sua dieta?

Preparar a Chia é muito simples. Primeiro, misture uma colher de sopa da semente em cerca de 75 ml de água e deixe descansar por uma hora. Nesse período, a semente ficará hidratada, formando um gel. E é esse gel que você vai utilizar para complementar sua alimentação. Antes das principais refeições, tome uma colher de sopa desse gel.

Aliás, por não alterar o sabor dos alimentos, você pode misturar o gel em vitaminas, acrescentar no cozimento de carnes e vegetais e até complementar sua sobremesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *