Chás emagrecedores: Funcionam mesmo? Tudo que você precisa saber!

Chá Verde, chá branco e preto Esses chás são feitos a partir de um pequeno arbusto, chamado Camellia Sinensis. A única diferença entre esses chás é o seu processo de colheita e armazenamento, que definem os nutrientes que vão ficar mais ativos. Para efeitos de facilitar a compreensão desse texto, estamos agrupando os chás branco, preto e verde em “chá verde”. ;) As propriedades do chá verde variam muito de planta para planta, por exemplo: a região de plantio, os tipos de adubos e tipo de colheita, por exemplo, modificam e muito as suas propriedades.

Conteúdo desse artigo

Chá Verde, chá branco e preto

Esses chás são feitos a partir de um pequeno arbusto, chamado Camellia Sinensis. A única diferença entre esses chás é o seu processo de colheita e armazenamento, que definem os nutrientes que vão ficar mais ativos. Para efeitos de facilitar a compreensão desse texto, estamos agrupando os chás branco, preto e verde em “chá verde”. ;)

As propriedades do chá verde variam muito de planta para planta, por exemplo: a região de plantio, os tipos de adubos e tipo de colheita, por exemplo, modificam e muito as suas propriedades.

Apesar dessas variações, todo e qualquer chá verde é rico em catequinas (um tipo de flavonóide) e cafeína. Os principais benefícios do chá verde são:

  • Acelera o metabolismo: além da cafeína presente no chá verde, o chá verde possui uma substância chamada catequina. Essa substância possui efeito termogênico.
  • Antioxidante: os flavonóides existentes no chá verde são também poderosos antioxidantes - segundo estudos, os antioxidantes auxiliam na prevenção de doenças degenerativas (como câncer e diabetes) e do coração.

Aliás, se você quiser saber mais sobre o chá verde, confira o nosso artigo: chá verde - tudo que você precisa saber!

Vale lembrar que os benefícios também dependem do preparo do chá! Quando a água usada no chá fica quente demais, ou o chá imerso por mais tempo que o necessário, suas propriedades benéficas são reduzidas drasticamente!

Chá Verde

Chá de Hibisco

Embora sejam muito parecido com o hibisco de jardim, o Hibisco que dá origem ao chá é diferente. O chá de hibisco é produzido a partir de uma planta chamada Hibiscus sabdariffa. Aliás, jamais confunda os dois, pois o hibisco de jardim pode ser tóxico!

Entre as propriedades do chá de Hibisco, podemos destacar:

  • diminui a pressão arterial (pode ser interessante para quem possui pressão alta);
  • rico em vitamina C (essencial para o sistema imunológico) e outras substâncias antioxidantes;
  • contém flavonóides (úteis contra ansiedade e depressão);
  • auxilia no emagrecimento;
  • é diurético, auxilia na retenção de líquidos.

Ao contrário do que se imagina, o chá de hibisco não possui efeito termogênico. Sua ação de auxílio no emagrecimento se dá através de um mecanismo bem diferente: os antioxidantes. Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Ethnopharmacology da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, o chá de hibisco consegue reduzir a adipogênese, que é o processo de maturação celular no qual as células pré-adipócitas se convertem em adipócitos maduros capazes de acumular gordura corporal.

Entretanto, o chá de hibisco deve ser consumido com moderação. Ainda não existe um consenso sobre a quantidade a ser usada por dia, mas uma quantidade interessante é cerca de 6 gramas de pétalas secas (suficientes para 200 ml de chá de hibisco). Essa moderação é necessária pelos seguintes motivos:

  • oferece riscos para a fertilidade, pois influencia na produção de estrogênios pelo corpo;
  • efeito diurético pode fazer com que o corpo elimine eletrólitos (magnésio, cálcio, potássio e sódio);

Dúvidas?

Aos poucos estamos procurando aumentar essa lista. Se você tiver dúvidas específicas sobre um determinado tipo de chá ou alimento, deixe seu comentário!  Vamos ficar felizes em te ajudar!


Compartilhe