Caldo de Osso: Entenda os Benefícios desse super Alimento!

Caldo de osso, brodo ou bone broth é um alimento feito ao ferver ossos e tecido conjuntivos de animais. E embora parecer um prato esquisito (sejamos honestos, né?!), é um alimento muito nutritivo e saudável. Confira aqui, nesse artigo, mais informações sobre esse alimento, como prepará-lo e dicas de uso.

Ossos para caldo de osso

Benefícios

Pode ser feito usando os ossos de diferentes espécies, como porcos, vacas, galinha e até peixe. Esse tipo de caldo tem origem na Antiguidade e começou a ser feito quando as pessoas passaram a aproveitar as partes não comestíveis dos animais como forma de sopa.

Os benefícios do consumo do caldo de osso são muitos. Desde ser um alimento rico e interessante para dietas de emagrecimento, até vantagens para a saúde no geral. Os principais são:

  • Proteção das cartilagens e articulações já que os ossos são muito ricos em colágeno, que fortalece os ossos.
  • Aparência saudável da pele, também por conta do colágeno.
  • Melhora do sistema digestivo, principalmente por conta da presença da glutamina nos ossos.
  • Aumento da qualidade de sono estimulada pela substância glicina.
  • É anti-inflamatório graças aos aminoácidos presentes como a arginina.
  • Indicado para quem quer perder peso, porque mesmo sendo rico em nutrientes, não é um alimento com alto teor calórico.

Alta concentração de nutrientes importantes para a saúde no geral como cálcio, magnésio e potássio. Além do iodo, no caso dos peixes, importante para a regulação da tireoide.

É paleo? E low carb?

Sim! De forma geral, o caldo de ossos tem zero carboidratos por 100 ml de caldo. Obviamente que essa quantidade varia de acordo com a forma de preparo.

Informações Nutricionais

Abaixo, seguem a informações nutricionais por 100 ml de caldo de osso.

Calorias (cal): 21
Gorduras (g): 1
Sódio (mg): 11
Potássio (mg): 839
Sódio (mg): 126

Como fazer?

O preparo do caldo de ossos pode ser um pouco demorado, porém é bastante simples. A primeira dica é dourar os ossos antes do preparo para garantir um sabor extra ao caldo. Outro ponto, é que como o tempo de cozimento dos ossos é bastante longo, é mais prático optar por uma panela elétrica ou de pressão.

  1. Ponha os ossos na panela e cubra-os totalmente com água.
  2. Adicione vinagre de maçã para que o ácido cumpra a função de ajudar a liberar os minerais dos ossos.
  3. Se desejar, adicione vegetais e outros temperos para enriquecer o sabor.
  4. Cozinhe o caldo na panela de pressão entre 45 e 60 minutos, no caso de ossos grandes o tempo de cozimento pode chegar a até 90 minutos.
  5. Depois que sair a pressão, deixe esfriar e se quiser, coe a gordura do caldo

Onde encontrar os ossos para fazer o caldo de osso?

Os ossos de diferentes animais podem ser encontrados em açougues por preços bem baixos ou até mesmo de graça em alguns lugares. Sempre que possível, prefira os ossos de animais criados de maneira orgânica, para que não tenham sido criados apenas alimentados por grãos e rações, o que diminui os nutrientes dos ossos.

Como consumir o caldo de osso?

O caldo pode ser usado no dia a dia para cozinhar diferentes tipos de alimentos. Algumas pessoas também usam como suplementos ao bater sucos, por exemplo. O caldo também pode ser consumido puro, seja no café da manhã ou antes do almoço e jantar, de acordo com a preferência de cada um.

Como armazenar?

Por conta do trabalho, normalmente é mais prático fazer o caldo de ossos em grandes quantidades. Para armazená-lo por mais tempo, você pode congelar porções ainda mornas por até 6 meses. Na geladeira, o caldo pronto dura entre 5 e 6 dias. Ele fica com a aparência de geleia e volta a forma de caldo ao ser aquecido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *