Amêndoas – Informações Nutricionais e Benefícios

Vindas das amendoeiras, um arbusto da família das rosáceas, as amêndoas são as sementes comestíveis que estão no interior dos frutos dessa planta. Assim como as castanhas e nozes, as amêndoas também são oleaginosas, um grupo de alimentos conhecidos por fazerem muito bem para a saúde. Ela é o que as pessoas chamam de frutas secas e das sementes também são extraídos o material para óleos, essências e até mesmo leite de amêndoas.

O preço não é dos mais acessíveis, sendo a média do preço de um quilo de amêndoas mais do que 30 reais. São encontradas doces, prontas para serem consumidas como aperitivos ou outras formas e também amargas, que são usadas como óleos, temperos, aromatizantes, etc.

amêndoas

Pode na dieta paleo?

Sim.

Benefícios das amêndoas para a saúde

Assim como as outras frutas secas, para as amêndoas também o vale o dito popular de que ‘tamanho não é documento’, por conta dos muitos benefícios mesmo sendo tão pequenas. Um deles é um benefício comum a todas as oleaginosas, que é a presença das gorduras monossaturadas, que ao contrário das gorduras trans, são benéficas para a saúde, fornecendo energia sem acumular gordura.

O consumo adequado ajuda a reduzir os riscos de ataques cardíacos e problemas cardiovasculares, por atuarem na redução do colesterol ruim e aumento do colesterol bom. O magnésio e o potássio fortalecem o músculo cardíaco e favorecem a contração e relaxamento.

O cálcio presente é muito bom para a saúde dos ossos e dos dentes. Os antioxidantesprotegem o corpo contra cânceres causados por radicais livres que danificam as células. As fibras das amêndoas dão sensação de saciedade e ajudam também a eliminar toxinas do organismo. Pode ser benéfica para a pele, já que a vitamina E deixa a pele flexível e previne envelhecimento. Para as gestantes, é uma importante fonte do folato.

Amêndoas: Calorias e Informações nutricionais

É fato que as amêndoas são alimentos bastante calóricos, já que apenas 100 gramas contém entre 500 e 600 calorias, a mesma quantidade que um bife de hambúrguer. Portanto, se consumida com exagero e fora do que é recomendado, certamente irá favorecer o ganho de peso.

Porém, as amêndoas devem sim fazer parte da alimentação mesmo com o alto valor calórico. Consumidas em pequenas porções nos lanches entre refeições, de preferências duas horas antes das principais, elas podem colaborar para o emagrecimento. Para isso elas devem substituir outros alimentos e não adicionadas a alimentação. Os ácidos graxos ativam o metabolismo da queima de gordura e eliminam a gordura localizadaprincipalmente da região abdominal. A sensação de saciedade que comer amêndoas traz ajuda a moderar o apetite para as próximas refeições.

Como incluir as amêndoas no cardápio?

As amêndoas puras vendidas em saquinhos são ótimas opção de lanche, devendo apenas prezar pelas versões sem sal e açúcar. Além disso, elas podem ser comidas junto com frutas, iogurtes e até mesmo fazendo um mix de frutas secas bem saboroso. Sucos e vitaminas também ficam deliciosos com a adição desse ingrediente. Experimente ainda colocar amêndoas nas massas dos seus pães e bolos, sempre em quantidades moderadas.

Leite de amêndoas: Como Fazer?

Outra forma de incluir derivados da amêndoa no cardápio é substituindo o tradicional leite de vaca pelo leite de amêndoas. Esse leite vegetal é bem menos calórico e muito rico em nutrientes, sem deixar a desejar em relação aos leites de origem animal. Ainda por cima, há quem diga que é uma bebida refrescante e saborosa.

Quem quiser provar, é bem simples de fazer em casa. A medida padrão é de um copo de amêndoas cruas para quatro copos de água. As amêndoas devem ficar de molho de um dia para o outro e depois bata com água. A consistência pode mudar de acordo com a quantidade de água e o leite dura até três dias na geladeira. Que tal provar?

Gostou dessas dicas? Então não deixe de assinar a nossa newsletter! É fácil e rápido, e você ainda recebe as novidades do blog em primeira mão. Esperando o que? Assina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *