Amaranto: é paleo? Quais os seus benefícios e propriedades?

Para quem nunca ouviu falar do amaranto, aqui vai a resposta. Ele é um cereal com origem no Peru e que realmente não é muito conhecido ainda na culinária brasileira.

A aparência é semelhante a um grão de arroz, porque o amaranto que é consumido nada mais é do que a semente produzida pela planta amaranto. Algumas pessoas, além dos grãos, também utilizam as folhas da planta para enriquecer refeições.

Pode ser comprado de três formas:

  • grãos,
  • farinha de amaranto e
  • amaranto em flocos.

amaranto

Para que serve o amaranto?

Esse grão diferente está conquistou cada vez mais adeptos graças a sua extensa lista de nutrientes. Oferece uma boa quantidade de ferro, cálcio, magnésio e fósforo.

As proteínas do amaranto são de alto teor biológico, pois são aquelas que o corpo não produz por conta própria, com isso ajudam na recuperação muscular.

Amaranto emagrece?

Quem está interessado em saber se amaranto emagrece, pode se animar porque alguns estudos indicam que o amaranto pode ajudar nesse aspecto. As fibras solúveis estão presentes em grande quantidade no amaranto e isso ajuda a controlar o apetite. Além disso, as gorduras presentes são as mais benéficas, que fornecem a energia suficiente para o corpo.

Como consumir amaranto?

Para quem deseja aproveitar o máximo de suas propriedades, ao invés de consumir os grãos puros, coloque o amaranto de molho por 5 horas e deixe germinar por 24 horas. Esse processo eliminam os fitatos (acido fítico) – esses elementos dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo. 😉

Também é possível consumir a farinha ou os flocos desse grão, substituindo a farinha de trigo comum e a aveia, respectivamente.

Entretanto, se você realmente gostaria de incluí-lo, prefira a versão in natura – pois dessa forma você consegue fazer o processo para eliminar o ácido fítico. Vale lembrar que a transformação em farinha e em flocos normalmente retira parte dos nutrientes dos alimentos.

Quero comprar amaranto, mas onde?

Achar o amaranto pode não ser tão fácil quanto aveia, linhaça e outros grãos que estão mais em evidência. Porém, já é possível encontrar as diferentes variações do amaranto nas lojas de produtos naturais e também em mercados maiores, nas sessões de alimentos fit, junto dos produtos integrais, sem glúten, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *