Almôndegas de Carne

Se você é do tipo que adora uma massa, as almôndegas podem te ajudar a compor pratos que matam a vontade de comer os pratos mais tradicionais da cozinha italiana, sem abrir mão de sabor (e muita saúde, claro!). Alguns exemplos de acompanhamentos para almôndegas: macarrão de abobrinha ao alho e óleo; purê de abóboras e molho de tomate; jardineira de vegetais e salada de folhas; Entre outras combinações.

Conteúdo desse artigo

  

Se você é do tipo que adora uma massa, as almôndegas podem te ajudar a compor pratos que matam a vontade de comer os pratos mais tradicionais da cozinha italiana, sem abrir mão de sabor (e muita saúde, claro!). Alguns exemplos de acompanhamentos para almôndegas:

Entre outras combinações. Ficou com vontade? Confira a receita abaixo.

almôndegas em prato branco

Ingredientes

  • 1 cabeça de alho (cerca de 50 gramas de alho);
  • 2 a 3 cebolas pequenas (cerca de 100 gramas de cebola);
  • 3 colheres de sopa de azeite extra virgem (ou 1 colher de óleo de côco e 2 de azeite);
  • 12 quilo de carne moída de sua preferência; (nós normalmente usamos patinho, mas a receita também fica boa com alcatra, por exemplo);
  • 1 limão;
  • Sal à gosto;
  • Óleo de côco para untar;
  • Pimenta branca ou preta triturada, à gosto.

Modo de preparo

  1. Junte o alho, a cebola, o limão, azeite e óleo de côco, e bata no liquidificador ou processador até obter uma mistura homogênea;
  2. Junte o tempero batido com a carne moída em uma vasilha funda;
  3. Adicione o sal e a pimenta branca triturada e misture bem.
  4. Unte uma forma com óleo de côco
  5. Molde as “bolinhas” de carne moída e coloque na forma pré untada

Agora calma. O quanto você vai assar essas almôndegas vai depender muito de sua rotina.

Mas como assim?

Calma que a gente explica.

Se você também tem o costume de montar marmitas e as esquenta no microondas ou banho maria, o ideal é que a carne fique cozida no ponto de servir. Pois dessa forma você consegue esquentar as almôndegas com os vegetais sem problemas. Ou seja, nesse caso, você vai deixar as almôndegas assando até ficarem douradas por fora.

Agora, se você apenas fraciona as porções, mas esquenta sua comida diariamente numa panela, você pode deixar para terminar de preparar sua comida na hora de comer. Essa opção normalmente é mais saborosa, mas é menos usada. Nesse caso, você pode deixar as almôndegas assando até ficarem completamente cozidas, mas ainda com água no fundo da forma. Guarde as almôndegas com essa água de cozimento, na hora de esquentar, basta passar um fio de azeite na frigideira e colocar parte da água do cozimento. ;)


Compartilhe