Agrião – Benefícios para a Saúde

O agrião é uma plantinha que pertence a família das crucíferas e geralmente é cultivada em lugares mais úmidos, pois o agrião gosta de solo molhado, como beira de rios e brejos. Suas folhas são muito utilizadas em saladas e sucos, têm um sabor levemente ardido e fazem muito bem para a saúde.

agrião

Pode na dieta paleo?

Sim! Entretanto, evite as versões hidropônicas e prefira sempre os orgânicos. =)

Benefícios do Agrião para a Saúde

Com apenas 17 calorias em cada 100 gramas, o agrião oferece mais que uma refeição de baixo valor calórico. O agrião também possui uma boa concentração de betacaroteno (um antioxidante natural, que contém vitamina A), bioflavonoides e outras substâncias que protegem contra certos tipos de câncer; além de vitamina C, vitaminas do completo B.

O agrião também sais mineiras importantes para a formação e dentes, como o ferro, fósforo e enxofre. Além disso, esses mineirais também são importantes para a formação de glóbulos vermelhos. Os talos do agrião contém Iodo, que garantem o bom funcionamento da tireóide; além de fibras, que auxiliam a regular o intestino.

Ele também ajuda muito as vias respiratórias, com ação descongestionante e fluidificante, ajuda a eliminar muco, catarro e é recomendado para bronquite, tosse e para prevenir o organismo de resfriados e infecções virais e bacterianas.

O agrião deve ser consumido cru ou pouco cozido, porque dessa maneira as vitaminas e substâncias que previnem o câncer continuem intactas e possam atuar no organismo.

Essa hortaliça é bastante simples de encontrar e geralmente é vendida em maços. Seu preço é bastante acessível e é fácil de encontrar em qualquer época do ano. Quando for escolher a hortaliça, procure por folhas firmes e de um tom verde intenso, evitando folhas amarelas e murchas.

Agrião contra o Câncer

Os vegetais crucíferos (assim como o brócolis e a couve-flor), são conhecidos por conter glucosinatos, substâncias vegetais que possuem efeitos anti-cancerígenos. Segundo pesquisas, a ingestão dos glucosinatos é capaz de auxiliar na prevenção de diversos tipos de câncer, como mama, pulmão, colorretal, cabeça e pescoço e até mesmo de próstata.

Em 2007 foi relaizado um estudo com homens e mulheres acima de 60 anos, metade dos quais eram fumantes. Essas pessoas foram orientadas a consumir cerca de 3 gramas de agrião cru todos os dias, além de sua alimentação normal, durante 8 semanas. No final das 8 semanas as pessoas foram avaliadas e os resultados foram bem interessantes: o nivel de antioxidantes presentes no sangue aumentou significativamente, bem como os níveis de beta-caroteno e luteína.

Tabela Nutricional

  • Energia (kcal): 17
  • Energia (kJ): 69
  • Proteínas (g): 3,0
  • Lipídeos (g):
  • Colesterol (mg): 0
  • Carboidrato (g): 2,0
  • Fibra Alimentar (g): 2,1

Como adicionar o agrião no seu dia a dia?

Esta verdura pode ser consumida em saladas, em preparos com feijão, carne legumes, em farofas e em sucos naturais. Mas tome cuidado com o processo envolvido no preparo do agrião, evite cozinhá-lo.
E falando em suco, segue uma receitinha de suco de agrião.

Receita do suco de agrião com maçã e laranja

Ingredientes

  • 8 laranjas
  • 1 maçã com casca
  • 4 galhos de agrião, com talos
  • 1 copo de água

Bata no liquidificador a maçã com água e separadamente o agrião com a água restante e coe. Esprema as laranjas e junte ao suco recém batido e coado. Sirva gelado.

1 comentário


  1. Gostei muito de ter as informações sobre o agrião, é muito bom essa iniciativa de publicar esses dados sobre os alimentos. Muito obrigado por tê-los disponível.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *