Adolescentes podem fazer Academia?

Ainda é bastante comum ouvir que fazer academia na adolescência pode ser prejudicial para o adolescente e as “desculpas” são várias, desde que prejudicam o crescimento do adolescente até que podem causar a atrofia dos músculos.

Obviamente que os adolescentes precisam de alguns cuidados especiais, mas não é nada que os impeça de desfrutar dos benefícios da musculação.

musculação

Cuidados com Adolescentes na Musculação

Os adolescentes precisam de orientação e mais cuidados na hora de fazer musculação, orientam os especialistas, pois lesões em adolescentes podem ser muito mais graves do que em adultos.

Nessa fase o jovem não pode ultrapassar o peso recomendado e deve ser acompanhado por um instrutor. Embora a recomendação para adultos seja pegar pesado nos treinos, seja para ganhar massa ou ganhar definição muscular, para os adolescentes a instrução não é a mesma. Como dissemos anteriormente, o risco de lesões e recuperação para um adulto é bem diferente de um adolescente.

Entretanto, há médicos que recomendam que o adolescente só pratique musculação depois de completar o ciclo de crescimento, e esse ciclo varia de adolescente para adolescente – e existem exames que podem verificar se o adolescente completou ou não esse ciclo. Por via das dúvidas, sempre marque uma consulta com o ortopedista, e faça uma acompanhamento, para garantir a saúde muscular e óssea do adolescente.

Aliás, o foco nessa fase não deve ser ganhar músculos. Na adolescência a musculação pode ser útil para melhorar o condicionamento físico como um todo. Mas vale lembrar que os cuidados não podem ser confundidos com impedimentos para os exercícios para adolescentes.

Pode ser interessante estimular o adolescente a escolher outras atividades físicas, como esportes coletivos, que favorecem o desenvolvimento de suas habilidades de convivência e trabalho em equipe.

Mas lembre-se: nessa fase os adolescentes mudam de idéia constantemente, o que é absolutamente natural e saudável. Então não se incomode se o adolescente primeiro escolha vôlei, mude para futebol e então descubra que gosta mesmo é de futebol de salão, por exemplo.

Último Estirão de Crescimento

Nos meninos o último estirão de crescimento acontece normalmente entre os 14 e 16 anos, já nas meninas entre os 12 e 14 anos. Normalmente, os sintomas da última fase de crescimento incluem:

  • Desaceleração no ganho de altura
  • Regiões com pelos pubianos completamente cobertas
  • Nas meninas, ocorre a primeira menstruação

Mas é claro, é essencial confirmar com um exame médico.

Limites de Peso para Adolescentes na Musculação

A carga máxima deve ser de 5 quilos, membros superiores ou inferiores. O tempo das sessões não deve exceder 60 minutos e elas não podem ser feitas mais do que três vezes por semana.

Sintomas de Sobrecarga de Exercícios

Se o adolescentes começa a apresentar muito cansaço, dormindo sempre que está envolvido em uma atividade mais tranquila, pode ser necessário averiguar como anda a sua rotina de exercícios.

Cuidados com Outros Exercícios

Sobrecarregar os músculos não é um problema que pode acontecer apenas na musculação. Outros tipos de esportes também podem levar ao esgotamento muscular dos adolescente – o que pode prejudicar, e muito, o seu desenvolvimento. Principalmente quando o adolescente está sendo preparado para esportes de alto desempenho, como futebol, natação, ginástica olímpica.

Principais dúvidas sobre Musculação para Adolescentes

Qual a maneira correta de um adolescente fazer exercício?

É essencial observar os limites de peso para a musculação nessa idade – como citamos anteriormente, o peso jamais deve ultrapassar os 5 quilos, seja em exercícios para os membros superiores quanto para exercícios para os membros inferiores.

Também é interessante observar a postura do adolescente e sua altura, pois existem máquinas que exigem uma altura mínima para que o exercício seja efetuado de maneira adequada. Além disso, cada máquina deve ser ajustada para a altura do jovem.

Os exercícios também devem ser escolhidos com atenção. O mais indicados para essa fase são os que trabalham os principais grupos de músculos. Aliás, os exercícios que utilizam como resistência o próprio peso do corpo são muito indicados.

Sou adolescente, posso fazer academia? Isso atrapalharia meu desenvolvimento?

Sim, adolescentes podem fazer musculação, mas o foco não deve ser o ganho de massa muscular e os limites de peso devem ser seguidos à risca. 😉

Adolescentes podem tomar suplementos?

Alguns especialistas não recomendam o uso de suplementos, entretanto, outros recomendam. É interessante consultar o seu nutricionista e médico para saber quais suplementos são apropriados para o adolescente.

Normalmente os suplementos protéicos, recuperadores e hipercalóricos, como barrinhas de proteína, BCCAs, whey protein, albumina e similares não são prejudiciais a saúde do adolescente. Entretanto, os estimulantes e aceleradores de metabolismmo devem ser evitados. Muitos estimulantes podem prejudicar o desenvolvimento do adolescente. Por via das dúvidas, sempre consulte seu médico.

Mas sempre vale lembrar: se você está se alimentando corretamente, usando proteínas magras e ovos como principais fontes de proteínas e uma boa variedade de vegetais e frutas, não existe a necessidade de utilizar suplementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *