7 dicas manter o foco e secar

Dica 1) Conte com sua força de vontade Montar uma dieta equilibrada é o primeiro passo para começar a perder peso - mas continuar na dieta e realmente ter mudanças na sua vida (e no seu peso), vai depender muito mais da sua força de vontade do que um cardápio passado pela sua nutricionista. É fácil culpar pequenas ocasiões da vida para sair da dieta: happy hour com os amigos, um dia em que você está com um pouco de mal humor ou cansado.

Conteúdo desse artigo

Dica 1) Conte com sua força de vontade

Montar uma dieta equilibrada é o primeiro passo para começar a perder peso - mas continuar na dieta e realmente ter mudanças na sua vida (e no seu peso), vai depender muito mais da sua força de vontade do que um cardápio passado pela sua nutricionista. É fácil culpar pequenas ocasiões da vida para sair da dieta: happy hour com os amigos, um dia em que você está com um pouco de mal humor ou cansado.

Pesquisas recentes mostram que quando tentamos não pensar em algo (como o brownie de chocolate que vende no café da esquina), pode fazer você se concentrar mais intensamente no que você não queria pensar. Doido, né? Quando estamos estressados, cansados e nos sentindo desanimados, resistir às tentações é muito mais difícil.

Logo, ao invés de se focar em evitar as tentações, pode ser mais interessante estabelecer metas para a sua dieta.

tabua de comida com fita métrica azul.

Dica 2) Não traga mais tentações para casa

É mais difícil manter o foco quando abrimos a geladeira e nos deparamos com brigadeiro, ou quando abrimos as portas dos armários e encontramos várias bolachinhas recheadas, né?

Então você pode facilitar a sua vida eliminando essas tentações do seu armário. Aliás, se você não mora sozinho, procure o apoio de sua família nesse momento - pode ser bacana para todos. Afinal de contas, todos sabemos que açúcares processados não fazem bem para a saúde. ;)

Dica 3) Conte com alguém!

Pessoas que malham unidas, ficam lindas unidas! hehe.

Brincadeiras à parte, estamos mais propensos a continuar em uma dieta e rotina de exercícios quando temos cia - dessa forma, acabamos nos encorajando a manter o foco e a rotina.

Você também pode se matricular em aulas em grupo - vôlei, tênis, dança - vale qualquer atividade em grupo que te faça trabalhar o corpo e a mente.

Dica 4) Estabeleça metas realistas

Se você não faz exercícios ou dieta há muito tempo, não pense que você vai mudar sua vida do dia para a noite. Procure avaliar a sua vida e rotina e comece fazendo mudanças estratégicas: pode demorar um pouco mais, mas as mudanças serão duradouras!

Estabeleça metas pequenas no começo, e aumente-as conforme você vai ficando mais confiante, dessa forma você se mantém motivado! Comece com pequenos objetivos, como comer 5 porções de vegetais por dia, ou fazer um lanche saudável entre as refeições. Esses são alguns exemplos de metas pequenas mas que te ajudam a manter o foco.

Dica 5) Encha o prato - com boas calorias!

Alguns alimentos são muito mais calóricos que outros, mas não necessariamente melhores. Por exemplo, 1 xícara de brócolis tem cerca de 31 calorias, ácido fólico entre outros nutrientes essenciais para a saúde. A mesma porção de batatas fritas, tem cerca de 96 calorias - e pouquíssimos nutrientes. Logo, comece a investir em alimentos que tem uma melhor relação de nutrientes versus calorias.

Aliás, a dieta paleolítica é uma excelente opção de “guia” nesse aspecto. Além de priorizar alimentos naturais, ainda é bem saborosa e uma excelente opção de alimentação a médio e longo prazo. Confira mais informações sobre a dieta paleo no nosso material: o que é a dieta paleo?

Dica 6) Imagine (e crie) o seu próprio futuro

Você já parou para pensar no que o seu plano de emagrecimento vai levar você? Deixe sua mente explorar o seu próprio futuro! Imagine-se daqui a seis meses: como você gostaria de estar, como você se sente, como você gasta o seu tempo? Imagine a sua vida da forma como você gostaria que ela fosse.

Em seguida, elabore algumas afirmações que traduzam o seu estado no futuro: “Eu estou magro e saudável”, “Eu me sinto bem com o meu corpo e sou muito feliz”, etc. Mentalizar-se no futuro torna mais fácil manter a motivação. ;)

Dica 7) Desenvolva novos hábitos

Estamos profundamente condicionados a fazer o que já estamos acostumados a fazer. Se, nos últimos dois anos, você chega em casa do trabalho, pegou um refrigerante e caiu no sofá, você está fortemente condicionado a fazer isso de novo hoje à noite, e amanhã à noite também. A mudança não é impossível, mas requer disciplina.

Para desenvolver novos hábitos, você tem que fazer novos caminhos neurais. Portanto, criar lembretes sobre suas metas e ações necessárias vai ajudar a manter a sua cabeça focada nos novos hábitos. Tente postar uma nota em sua geladeira, lembrando-o de comer frutas e vegetais ou beber mais água. ;)


Compartilhe